>

Rubaiarte Amaro: vestindo a camisa do SINDSEG RS desde a década de 80

16.04.2024 - Fonte: Seguro Gaúcho

76bc05da-0445-4b8e-aede-a67fb9e742ec

Em 1982 o Brasil ainda era comandado pelo Regime Militar, a moeda nacional era o Cruzeiro e o inverno era mais intenso e duradouro. Vivíamos um período de inflação crescente que preocupava toda a sociedade, mas o ano também prometia ser de alegria para o povo com a seleção na Copa da Espanha. A equipe de craques deu show nos gramados, mas havia um Paolo Rossi no meio do caminho e o título foi pra Itália. Naquela época, em nível regional, Inter e Grêmio ainda não tinham conquistado a América e o Mundo. O ano também marcou as primeiras eleições para o Governo do Estado, desde os anos 1960. E foi nesse cenário que Rubaiarte Oliveira Amaro iniciou sua trajetória profissional no setor de seguros em 1982, passando a integrar o quadro funcional do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (SINDSEGRS). Atualmente ele é o Superintendente Administrativo da Entidade.

Quando Rubaiarte, também chamado de Ruba, começou a trabalhar no Sindicato das Seguradoras, aos 16 anos, ele não poderia imaginar que construiria ao longo de mais de quatro décadas uma longínqua e respeitada carreira no segmento, em nível regional. Educação, cordialidade, dedicação e comprometimento são características que ele sempre teve e não demorou muito para que fosse promovido a auxiliar administrativo. E essa função ele exerceu por vários anos, o que possibilitou a ele conhecer paulatinamente o funcionamento e as dinâmicas do SINDSEGRS, bem como do mercado segurador.

Rubaiarte intercalou sua atuação no Sindicato com uma passagem pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), trabalhando diretamente com a professora Jane Manssur, onde atuou na função de auxiliar administrativo. Lá ele realizou tarefas e funções de secretaria e aprimorou conhecimentos: “admiro muito a Jane por seu profissionalismo e sua determinação em prol da constante evolução educacional do mercado local de seguros”. Os quatro anos de trabalho na Escola foram enriquecedores para ele, mas o bom filho a casa torna e em 2002 ele voltou ao SINDSEGRS passando a trabalhar na Tesouraria, no setor de contabilidade. Durante a gestão de Júlio César Rosa, em 2013, Rubaiarte foi promovido ao cargo de Superintendente Administrativo.

No Sindicato das Seguradoras Rubaiarte trabalhou nas gestões de Rui Braga, Benito Fagundes, Miguel Junqueira Pereira, Júlio César Rosa, Alberto Muller (interino), Guacir Bueno e Guilherme Bini. Em sua trajetória ele teve a oportunidade de conviver e aprender com todos os presidentes da Entidade, bem como com os executivos que compuseram a Diretoria em diferentes momentos. “Com todos eles obtive grandes aprendizados e cada um contribuiu de forma significativa na construção de minha carreira profissional”, ressalta.

Quando ingressou no SINDSEGRS a realidade era bem diferente da atual. Na época existiam 5 ou 6 Comissões Técnicas, todas muito atuantes, como as de transporte e incêndio, por exemplo. Naquele período o Rio Grande do Sul contava com a presença de 16 companhias seguradoras locais. “Tudo isso acabava por gerar um fluxo de trabalho mais muito intenso. Hoje as ações das comissões técnicas acontecem diretamente na Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), e as exigências são outras”, explica.

Casado a 35 anos com Denise, ele é pai de um casal de filhos, Monika e Lucas, e ainda em 2024 viverá uma nova emoção, com a chegada do primeiro neto. Existem profissionais que possuem uma trajetória fortemente relacionada a uma empresa ou entidade, certamente é o caso de Rubaiarte com o Sindicato das Seguradoras do RS.

Saiba mais

O SINDSEG RS tem por finalidade o estudo, a defesa e a coordenação das atividades de Empresas Seguradoras, visando o fortalecimento do seguro. Com 128 anos de existência é o mais antigo dos sindicatos de seguradoras do Brasil. Presidida atualmente por Guilherme Bini, a Entidade coordena ações políticas e institucionais para o aperfeiçoamento e o crescimento da indústria de seguro no Rio Grande do Sul.

Notícias Relacionadas