9 de dezembro de 2014
Em tempos de Google onde as informações ficam por aí disponíveis, há Corretores que ainda são reticentes quanto ao uso de ferramentas como a Multicálculo. Alguns acreditam que essa ferramenta acaba armazenando as informações dos clientes para usá-la em benefício próprio. Será? Além disso, alguns sistemas não parecem ser tão fáceis quanto preconizam….
Sigilo total. O sistema de multicálculo funciona para facilitar a vida do Corretor que consegue ter cotações a partir dos dados que ele coloca no sistema. Simples assim. Na verdade, o detentor das informações é o Corretor. Maurício Santos, da Virtual, lembra que a tendência atual do mercado é dos dados serem armazenados na nuvem. “Não há possibilidade de os dados serem divulgados porque são sigilosos, no caso da Virtual, nem os funcionários têm acesso”, finaliza.
O Corretor Joaquim Braga Filho é um defensor da ferramenta. Para ele, as ferramentas dos seguradores são muito difíceis e isso dificulta o trabalho. Ele lembra ainda que o Sincor-SP tentou oferecer um sistema multicálculo. “Algumas Seguradoras não querem fazer parte porque acham que o sistema é apenas um tomador de preço e o projeto não decolou”, recorda. Braga usa a ferramenta de multicálculo e ainda recomenda aos amigos. Sobre a possiblidade do cadastro dos clientes ser repassado a terceiros, ele diz que não tem como saber, mas caso isso aconteça deve haver alguma punição. “A ferramenta é boa e muito interessante”, defende.
Mas o multicalculo não é unanimidade. Um corretor que preferiu não se identificar não gostou da experiência. “Usei uma ferramenta uma vez e acho que não sincroniza os dados porque na minha experiência modificou o perfil da cotação que estava sendo feita”, revela. Além disso, ele também não sabe até onde é confiável a proteção dos dados do cliente. “Acho que muitos corretores tinham intenção de usar multicálculo para ter parâmetro de outras companhias, mas não acredito que a ferramenta funcione para fechamento”, duvida.
De acordo com Vinícius Cruz, gerente comercial da Cotak, o detentor das informações é o Corretor. “Ele consegue, por meio do contrato, ter a segurança de que os dados dos clientes não serão usados”.
Nesses tempos em que somos monitorados o tempo inteiro é difícil acreditar na integralidade de um sistema, mas o armazenamento em nuvem realmente tem se mostrado muito seguro. Além disso, como disse o gerente da Kotak, é possível pedir proteção de dados em contrato. O combinado não é caro. Ah tecnologia, tão fascinante, tão complexa e tão sensível…..
VEJA TAMBÉM
Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...
Última prova do ano será realizada no dia 29 de novembro, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às margens ...
Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.






