Publicidade


As diferenças entre o setor bancário e o setor securitário

Relatório da Insurance Europe questiona tendência de regulação universal para serviços financeirosA Insura ...



Geral
7 de janeiro de 2015

Relatório da Insurance Europe questiona tendência de regulação universal para serviços financeiros

A Insurance Europe, Federação das Seguradoras e Ressseguradoras Européias, divulgou relatório expondo as diferenças entre o setor bancário e o setor securitário. O tema abordado se justifica devido ao avanço do ímpeto regulatório internacional sobre o mercado segurador no pós-crise de 2008, quando se observa uma tendência dos legisladores em estabelecer regulações universais para os serviços financeiros.

Para demonstrar a disparidade dos riscos envolvidos, a Insurance Europe delineou as diferenças essenciais entre o serviço bancário e o serviço de seguros. Apesar de ambos serem serviços financeiros, os riscos envolvidos em suas respectivas operações são distintos e, portanto, suas regulações devem ser diferentes, sob a pena de prejudicar o funcionamento adequado dos dois setores.

De acordo com o documento da Insurance Europe, os riscos sistêmicos dos bancos, termo vulgarmente usado a partir de 2008, são diferentes dos das seguradoras, pois ass operações bancárias se interligam através dos spreads e se caracterizam por interdependência a partir dos maiores players. As seguradoras, por outro lado, quanto maiores e mais dispersas forem suas carteiras, menos estarão sujeitas a riscos de insolvência, uma vez que o princípio do mutualismo é a base de seu negócio.

A CNseg disponibiliza a tradução e a versão original do Relatório, que contém 58 páginas.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


mag-seguros-e-manas-investem-promovem-encontro-sobre-autonomia-financeira-e-mulheres-nos-investimentos
MAG Seguros e Manas Investem promovem encontro sobre autonomia financeira e mulheres nos investimentos

Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...


circuito-da-longevidade-bradesco-seguros-chega-pela-primeira-vez-a-manaus-e-encerra-temporada-de-2026
Circuito da Longevidade Bradesco Seguros chega pela primeira vez a Manaus e encerra temporada de 2026

Última prova do ano será realizada no dia 29 de novembro, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às margens ...


outubro-rosa-sulamerica-promove-encontro-em-blumenau-sobre-autocuidado-e-prevencao
Outubro Rosa: SulAmérica promove encontro em Blumenau sobre autocuidado e prevenção

Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.









topo