Texto regula o mercado de seguros privados no país ao unificar regras que envolvem os consumidores, os corretores, as seguradoras e os órgãos reguladores
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na segunda-feira (23); acreditar que o relatório do projeto de lei dos seguros deve estar sendo finalizado para que a votação possa ocorrer na próxima semana no Senado. A relatoria é do senador Jader Barbalho (MDB-PA). A declaração foi dada após reunião com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Haddad disse ainda que um acordo sobre o texto foi fechado com a SindSeg (Sindicato das Seguradoras); representando o setor. “Penso que o relatório vai estar sendo ultimado para que na semana que vem possa ser votado o novo marco de seguros do Brasil”, disse.
Entenda
Desarquivado no fim de março pelo Senado, o PLC 29 regula o mercado de seguros privados no país ao unificar regras que envolvem os consumidores, os corretores, as seguradoras e os órgãos reguladores.
O texto nasceu do PL 3555/2004, apresentado na Câmara Federal pelo então deputado federal José Eduardo Cardozo (PT–SP) e elaborado por uma comissão do IBDS (Instituto Brasileiro de Direito do Seguro) coordenada pelos advogados Ernesto Tzirulnik e Flávio Queiroz de Bezerra Cavalcanti.
O texto, que tramita desde 2004 no Congresso Nacional, divide opiniões. Ele trata de temas que vão desde a formatação dos contratos, para dar maior transparência nas regras e nos termos usados, até o pagamento de prêmios, valores da garantia e da indenização.
Entidades do setor – ABInsurtech (Associação Brasileira de Insurtechs); Abecor (Associação Brasileira das Empresas de Corretagem de Resseguros); ABGR (Associação Brasileira de Gerência de Riscos); ANRE (Associação Nacional das Resseguradoras Locais) e Fenaber (Federação Nacional das Empresas de Resseguros) – chegaram a divulgar comunicado em conjunto criticando o teor da versão desarquivada do texto, antes dos ajustes.
VEJA TAMBÉM
Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...
Última prova do ano será realizada no dia 29 de novembro, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às margens ...
Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.






