Em webinar, a Autarquia falou sobre os possíveis encaminhamentos a partir do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) apresentou, em webinar realizado na última quarta-feira (27); os encaminhamentos possíveis para os trabalhos apresentado no Relatório Final do Grupo de Trabalho (GT) “Seguros, Novo PAC e Neoindustrialização”.
Constituído em setembro de 2023, o GT teve como finalidade discutir e propor recomendações de aperfeiçoamento regulatório de produtos e coberturas securitárias capazes de dar suporte e impulso ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (“Novo PAC”) e à Nova Política Industrial (“Neoindustrialização”); ambos em andamento e eixos centrais das oportunidades de crescimento econômico para a sociedade brasileira.
Participaram do webinar, que teve transmissão ao vivo no canal da Susep no YouTube, o Superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, além dos Diretores Júlia Normande Lins, que foi coordenadora do GT, Jessica Bastos e Airton Almeida.
Em sua fala inicial, Octaviani destacou alguns dos próximos passos em relação ao documento: “no âmbito do planejamento estratégico e institucional da Susep para os próximos três anos, temos que pensar na criação de critérios e índices estratégicos para a avaliação dos efeitos e dos objetivos que este relatório nos traz”.
Sobre o processo de elaboração do relatório, a Diretora Júlia Normande, citou a importância de todas as partes envolvidas. “Foram dois meses de diálogo com a presença e a atuação de todos os membros, o que foi essencial para a elaboração do relatório final, um documento com diagnósticos muito ricos que auxiliarão a Susep em diversas frentes de estudo”, afirmou.
Em sua fala, a diretora Jessica Bastos ressaltou a importância da participação do mercado de forma ampla e pontuou sobre o potencial inovador dos trabalhos realizados pelo grupo. “A iniciativa foi inovadora, pois a Susep se propôs a fazer uma escuta ativa já na fase de diagnóstico. A partir de uma sinalização do governo de direcionamento da economia, chamamos as partes que compõem o mercado para nos ajudar a identificar problemas e oportunidades de melhoria”, relatou a Diretora.
O Diretor Airton Almeida destacou a metodologia do trabalho do GT e lembrou que o projeto ainda está em andamento: “o projeto teve começo, meio e agora nos cabe avançar com ele, em um processo contínuo.” Airton falou ainda dos desdobramentos do Relatório no âmbito da Diretoria Técnica 3: “eu vislumbro, por exemplo, diversas oportunidades do Open Insurance a partir do relatório do grupo de trabalho”, concluiu o Diretor.
Por fim, o Superintendente pontuou que a concretização do que foi apontado no relatório se dará com a chegada no ambiente regulatório, com inovações que tenham impactos positivos na economia.
Para assistir à apresentação completa, acesse o vídeo disponível na página do site da Susep sobre o Grupo de Trabalho, onde também podem ser encontradas outras informações sobre o GT Seguros, Novo PAC e Neoindustrialização, como o Sumário Executivo, o Relatório Resumido e o Relatório Final.
VEJA TAMBÉM
Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...
Última prova do ano será realizada no dia 29 de novembro, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às margens ...
Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.






