15 de setembro de 2016
Responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o surgimento de pequenas e médias empresas tem sido maior principalmente em épocas de crise, devido ao aumento do desemprego e a busca por métodos alternativos de renda. De acordo com a pesquisa Global Enterpreneurship Monitor, realizada pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP); em 2015 a abertura de novas PMEs teve crescimento de 34,5% em comparação com o ano anterior.
Dados de mercado apontam que cerca de 70% dessas empresas não possuem qualquer tipo de seguro empresarial e os riscos envolvidos com a falta de cobertura podem comprometer completamente sua situação patrimonial. De acordo com Caio Timbó, diretor financeiro da LTSeg, ainda há falta de cultura de risco no Brasil, principalmente nesse mercado.
O executivo explica que o pequeno e médio empresário, de maneira geral, por falta de conhecimento, sempre considerou o seguro um custo, não um investimento em proteção. “Infelizmente, despesas não previstas podem gerar desde gastos financeiros e problemas judiciais até a suspensão das atividades por falta de recursos. Quando se trata de PMEs, a fragilidade se torna ainda maior”.
Timbó afirma que o papel da corretora é o de sensibilizar e fomentar a cultura de controle de riscos neste mercado, posicionando o seguro como uma solução para a longevidade das empresas. “Uma corretora com ampla experiência é capaz de analisar um pacote com soluções personalizadas, com coberturas aderentes ao nível de sua exposição e às particularidades de cada atividade”, explica.
Dentre os produtos mais simples, os pequenos e médios empresários necessitam de um seguro patrimonial, que cobre incêndios, roubo e danos elétricos, por exemplo. Porém, em muitas atividades é necessária a cobertura de responsabilidade civil, em decorrência da conscientização dos riscos envolvidos e da evolução do ambiente litigioso.
VEJA TAMBÉM
Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...
Última prova do ano será realizada no dia 29 de novembro, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às margens ...
Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.






