Publicidade


Fique atento: Janeiro e Fevereiro contribuição sindical

Os corretores de seguros, pessoas físicas ou jurídicas, devem colocar em dia o recolhimento da Contribuiçã ...



Geral
26 de janeiro de 2017

Os corretores de seguros, pessoas físicas ou jurídicas, devem colocar em dia o recolhimento da Contribuição Sindical para o exercício da profissão. Fique atento aos prazos limites para o recolhimento.

No caso dos corretores de seguros que possuem empresas, a contribuição deve ser recolhida também da pessoa física, mesmo que não esteja atuando como autônomo, já que o profissional corretor de seguros somente poderá assinar como responsável pela empresa corretora de seguros, se estiver em dia com suas responsabilidades.

A inadimplência pode ocasionar o bloqueio do pagamento das comissões dos corretores. Isso porque, como estabelece a Circular 477 da Susep, as seguradoras devem exigir a comprovação do recolhimento para liberar os valores.

O profissional ou a empresa que não tiver recolhido a contribuição pode (e deve) regularizar a situação, mediante a solicitação de guia atualizada para seu Sindicato profissional.

É importante destacar que a tabela de valores é revista anualmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Após a data de vencimento, os valores são reajustados, mensalmente, com aplicação de multa e juros, como determina o art. 600 da CLT.

Os valores arrecadados permitem que as entidades sindicais tenham recursos para a preservação da sua autonomia, fortalecendo a sua atuação em defesa da categoria.
Do total da arrecadação apurada, 60% são destinados para o Sindicato, 15% para a Federação e 5% para a CNC. Outros 20% seguem para a Conta Especial Emprego e Salário administrada pelo Ministério do Trabalho.

Para verificar sua situação, contate com [email protected].

E AS EMPRESAS QUE ADERIRAM AO SUPERSIMPLES?

Estas estão desobrigadas de recolhimento da contribuição sindical, desde que apresentem a prova da sua opção pelo sistema tributário simplificado.

Mas considere que a pequena contribuição anual é fundamental para a manutenção da sua entidade sindical. Afinal, foi graças ao trabalho do Sincor e da Fenacor que as empresas corretoras de seguros puderam aderir ao SuperSimples.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


simples-corretores-tem-menos-de-uma-semana-para-fazer-opcoes
Simples: Corretores têm menos de uma semana para fazer opções

Os sócios de Corretoras de Seguros têm menos de uma semana para decidirem se querem entrar ou voltar para ...


9-premio-de-jornalismo-em-seguros-anuncia-nova-categoria-reportagem-especial
9º Prêmio de Jornalismo em Seguros anuncia nova categoria: Reportagem Especial

Com a novidade, 9ª edição do Prêmio chega a sete categorias.


sompo-reforca-parceria-com-corretores-em-encontro-no-rio-grande-do-sul
Sompo reforça parceria com corretores em encontro no Rio Grande do Sul

Evento em Porto Alegre reuniu executivos e parceiros para discutir cenário regional, inteligência artifici ...









topo