>

Gumercindo Rocha Filho: uma história dedicada à defesa dos Corretores

10.12.2019 - Fonte: CQCS

gumercindo27-10-2016_17-41-26-e1575642302779-1

Falecido nesta quinta-feira (05 de dezembro), o advogado Gumercindo Rocha Filho percorreu uma longa e vitoriosa trajetória dedicada à defesa do mercado de seguros, particularmente dos corretores, nos últimos 30 anos.

O primeiro passo foi no Sincor-RJ, onde cuidou da parte administrativa por algum tempo, entre o final dos anos 1980 e o início da década seguinte. A sua dedicação e imensa capacidade profissional o levou para a Fenacor, onde também atuou na área administrativa antes de passar a trabalhar com o foco mais direcionado para a área jurídica, onde se destacou nos anos seguintes.

Na Federação, o “Doutor Gumercindo” trabalhou firme em ações e elaborou memoráveis pareceres que serviram de sustentação para relevantes conquistas dos corretores de seguros tanto na Justiça quanto no Congresso Nacional.

Mais uma vez graças a sua extrema qualificação profissional, no final da década passada ele foi convidado para trabalhar na Susep, onde ocupou vários cargos de assessoramento ao Conselho Diretor da autarquia.

De volta ao setor privado, Gumercindo Rocha Filho participou, em 2012, ainda como Consultor Jurídico da Fenacor, do processo de constituição do Ibracor junto à Susep.

Nos anos seguintes, ele fez parte de todas as diretorias da autorreguladora, como diretor de Julgamentos (julho de 2013 a junho de 2014); diretor Administrativo-Financeiro (julho de 2014 a junho de 2018); e presidente (desde julho do ano passado).

Desde a edição da Medida Provisória 905/19, que desregulamentou a corretagem de seguros, em novembro, Gumercindo Rocha Filho vinha comandando o processo de estruturação do Ibracor entidade para a autorregulação dos Corretores de Seguros.

Ele assinou as duas resoluções publicadas pela autorreguladora desde então, dando início à nova fase na história dos Corretores de Seguros no Brasil.

Notícias Relacionadas