>

A prevenção ao câncer de mama e o estímulo a doação de sangue em destaque no encontro do Clube da Pedrinha

19.10.2021 - Fonte: Seguro Gaúcho

seguro-gaucho (1)

Em uma noite de confraternização o Clube da Pedrinha do Rio Grande do Sul realizou seu 3º encontro presencial na gestão da presidente da entidade, Suellen Farias, na noite de segunda-feira, 18 de outubro, na Pizzaria do Marquês em Porto Alegre (RS). Abraços, sorrisos, muita conversa e duas importantes palestras ligadas a área de saúde marcaram a atividade.

Na abertura do evento, Suellen Farias agradeceu a presença de todos, falou sobre o sucesso das ações sociais do clube e fez um significativo comentário sobre o autocuidado, introduzindo o tema da palestra sobre a prevenção ao câncer de mama. “No mês do Outubro Rosa quero ressaltar o autocuidado com o propósito de obter maior qualidade de vida. E o cuidado preventivo com nossa saúde é o maior de todos”, afirmou Suellen.

A psicóloga e psicanalista Silvana Maria Reis Farias palestrou sobre a prevenção do câncer de mama. Silvana apresentou dados estatísticos e recursos existentes para a mulher fazer os cuidados de prevenção e proteção. Ela falou na prevalência desse tipo de câncer. A palestrante relembrou que há 19 anos essa doença começou a apresentar incidência em sua família. “Quero destacar o autocuidado e conscientizar vocês, pois precisamos estar informados. Existem medidas de prevenção que precisam ser feitas como o auto-exame e observação da forma da mama”, enfatizou Silvana.

A palestrante informou que o câncer de mama é um dos tipos de câncer de maior incidência e que no Rio Grande do Sul existem muitos casos. Silvana relembrou que quando essa doença é detectada em seus estágios iniciais, a chance do tratamento ser exitoso é grande: “para uma base de 100 mil habitantes, quando o câncer de mama é descoberto em sua fase inicial a probabilidade de cura pode chegar a 95%”. Silvana também explanou sobre o aconselhamento genético.

Ao apresentar o segundo palestrante da noite, a vice-presidente do Clube da Pedrinha, Yara Bolina, disse que ele tem um papel fundamental por levar até as pessoas segurança e apoio em momentos difíceis relativos a problemas de saúde: “posso chamá-lo de um anjo que leva luz e esperança, auxiliando num instante difícil da vida das pessoas, como aconteceu comigo e minha família. Nesses momentos são poucas as pessoas que prestam acolhimento ”.

Coube ao fundador do Banco de Sangue Virtual, Ricardo Nunes, conduzir a segunda palestra. Doando sangue há mais de 30 anos, ele presenciou por diversas vezes as pessoas buscaram desesperadamente doadores para familiares e amigos. Diante desse dilema, ele teve a ideia de criar um site para cadastrar quem tivesse interesse em doar sangue: “o site começou a funcionar em junho de 2017 com 62 pessoas cadastradas. A mobilização constante e o apoio da mídia fizeram o número de doadores crescer em progressão geométrica. Atualmente temos 8500 doares cadastrados”. Informações complementares sobre o site podem ser obtidas no endereço eletrônico www.bancodesanguevirtual.com.br.

Yara Bolina enalteceu o esforço de Suellen Farias em realizar ações e atividades de engajamento de todos integrantes do Clube da Pedrinha, principalmente porque em sua gestão a sociedade mundial atravessa um período em que vigora a pandemia, e seu consequente isolamento social.

Após as explanações e os pronunciamentos, todos puderam deliciar-se com os mais variados sabores de pizzas. O próximo encontro da entidade será realizado no dia 08 de novembro.

Confira abaixo mais fotos do encontro do Clube da Pedrinha do RS.

Notícias Relacionadas