>

Guerreiros dos Girassóis: atuando como um exército de solidariedade no auxílio aos desabrigados

14.05.2024 - Fonte: Seguro Gaúcho

be755a38-0cb0-4621-a930-ef5f1e3505ad

Criada em 2019, a ONG Guerreiros dos Girassóis tem se notabilizado por realizar ações sociais. A entidade promove iniciativas direcionadas para pessoas que estão em situação de rua e de vulnerabilidade social. E a expertise da ONG está sendo fundamental quando o Rio Grande do Sul vive o momento mais crítico e dramático de sua história. A catástrofe climática atingiu a maioria dos municípios gaúchos e provocou um rastro de destruição. De acordo com a Defesa Civil mais de 600 mil pessoas tiveram que abandonar suas residências e cerca de 80 mil pessoas estão em abrigos. E os voluntários da Guerreiros dos Girassóis trabalham exaustivamente em várias frentes para amenizar a vida de quem foi afetado pela tragédia dos alagamentos.

Acostumados a trabalhos voluntários, os integrantes da ONG estão realizando ações que incluem várias atividades e uma das principais está relacionada à confecção da distribuição de cerca de 400 refeições diárias. Mas como existem muitas demandas já que o número de desabrigados é grande os membros da entidade têm atuado também na triagem de doações e nos atendimentos psicológicos para a população e pedagógicos para as crianças. Mas alguns membros da ONG estiveram presentes até mesmo em barcos e auxiliaram nos resgates de quem esteve impedido de procurar um abrigo por causa do elevado nível das águas.

Durante toda a segunda-feira, 13 de maio, o trabalho foi muito produtivo na escola Padre Reus, que é um dos locais em Porto Alegre onde os voluntários atuam no auxílio aos desabrigados. Na medida em que chegavam as doações, houve o processo de triagem e separação dos ítens que posteriormente foram distribuídos em caixas e sacolas com os nomes dos respectivos abrigos ou das famílias que irão receber os donativos. De acordo com a vice-presidente da Guerreiros dos Girassóis, Larissa Guterres, a ONG obteve o contato de abrigos dos bairros mais próximos e ao longo do dia os donativos eram entregues conforme a demanda. “Conseguimos voluntários que nos ajudaram muito, pois eles saiam com seus veículos carregados de doações para entregar às pessoas necessitadas e ainda retornavam com pedidos de ajuda. Foi lindo ver a organização, o empenho, o acolhimento e a mobilização dos nossos alunos. Tivemos um sentimento de honra ao representar a Guerreiros do Girassóis no contexto de todo esse movimento”, salientou Larissa. A segunda-feira também foi muito produtiva para a ONG, que recebeu mais de 50 toneladas de donativos provenientes de Minas Gerais.

Até o momento já foram produzidas mais de 4 mil marmitas para a alimentação dos desalojados. E o trabalho dedicado de quem está habituado a auxiliar os necessitados não acontece apenas nos momentos mais agudos. A percepção empática da ONG também vislumbra o futuro próximo de quem sofreu perdas materiais básicas e indispensáveis para o dia a dia. A Guerreiros do Girassóis já está armazenando em um depósito colchões, edredons e palets. Esses ítens serão distribuídos em um centro comunitário no dia em que as famílias atingidas pelas enchentes voltarem para suas residências.

Notícias Relacionadas