>

IBRACOR reforça supervisão orientativa

23.10.2020 - Fonte: IBRACOR

Design sem nome (34)

O IBRACOR deu mais um passo importante para reforçar o seu papel e implementar a supervisão orientativa.

Trata-se de um questionário enviado aos associados, no qual são abordadas as atividades que os corretores de seguro devem observar, sob pena de sofrerem penalidades impostas pela Susep.

O questionário tem por objetivo orientar os associados sobre os controles que devem manter e as informações que precisam fornecer aos seus segurados.

Vale ressaltar que essas questões ganharam relevância ainda maior a partir do início da vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que deve ser estritamente seguida também pelas corretoras de seguros, pois há a previsão de punições severas que, muitas vezes, podem, inclusive, inviabilizar a continuidade da empresa.

O questionário foi encaminhado a todos os associados do IBRACOR por e-mail. "É de fácil resposta e não toma muito tempo", assegura o Diretor de Fiscalização do IBRACOR, Paulo de Tarso Meinberg.

O acesso às informações é restrito ao Instituto.

As respostas ao questionário indicarão o perfil atual dos corretores de seguros, permitindo ao IBRACOR desenvolver programas de orientação para o desenvolvimento da categoria, cumprindo assim o seu Plano de Supervisão Orientativa.

Essas respostas também irão subsidiar o relatório anual de atividades, que será encaminhado à Susep no início do próximo ano.

"É muito importante que todos respondam o questionário para obtermos o perfil exato dos corretores de seguro", acentua Meinberg.

Atualmente, 20% dos corretores recadastrados já são associados ao IBRACOR, única autorreguladora autorizada pela Susep.

A expectativa é de que esse percentual cresça rapidamente, até porque, quanto mais corretores de seguros aderirem, maior será a representação.

"O nosso objetivo é fortalecer a profissão do corretor de seguros, pilar fundamental do Sistema Nacional de Seguros", enfatiza o Diretor do Instituto, acrescentando que, ao se associar ao IBRACOR, o corretor de seguros assume um compromisso com a ética e as boas práticas profissionais, conquistando, assim, o seu direito a ter um o "selo de qualidade" concedido pela autorreguladora.

O questionário, em formato digital, também pode ser acessado neste endereço eletrônico:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScbr4EtNsMg26NRkZg37icBYqm9NolLOyk10v_ewtLB66Y3Mg/viewform

Notícias Relacionadas