>

Ricardo Guimarães: lições e reflexões da pandemia para a sociedade

17.09.2020 - Fonte: Seguro Gaúcho

sfs

O Fala Mestre é a nova atração do canal da TV CQCS no youtube. O consultor e presidente da Thymus, Ricardo Guimarães, participou do programa de estréia que aconteceu na tarde de quinta-feira (16). “Não desperdice a crise” foi a temática abordada.

O primeiro questionamento de Gustavo Dória, do CQCS, ao entrevistado abordou de que maneira ele está enfrentando a crise decorrente da pandemia. “O home office misturou o lado pessoal e profissional dos indivíduos. Família, trabalho, alimentação e tarefas de casa estão acontecendo ao mesmo tempo em uma desorganização que teve que ser organizada num outro padrão. E esse novo modelo teve uma referência que é o indivíduo, a identidade dele. A pandemia veio acentuar uma crise anterior que já vivíamos e que é provocada pela tecnologia, pela globalização e que está gerando uma crise de identidade”.

O entrevistado considera que a pandemia está acentuando e acelerando o processo de evolução. “A regra do jogo é muito simples: ou você se adapta ou você dança. Reorganizamos nosso escritório na Thymus, tanto que hoje a empresa tem dinâmicas remotas que possibilitam reuniões remotas com 300 pessoas. Acho que em vez de as pessoas ficarem lamentando, devem pensar no que pode ser inventado ou equacionado a partir dessa situação”.

Guimarães questionou se o que estamos vivendo hoje é um problema ou a se pandemia está nos ajudando a desenvolver algumas competências que em pouquíssimo tempo serão fundamentais para vivermos melhor! “É preciso ter uma visão sistêmica do todo. Sem propósito você fica desnorteado e não sabe para onde vai”.

Para o executivo a disseminação mundial da Covid-19 gera um custo muito alto, pois está provocando um número elevado de mortes. Entretanto, ele considera que essa situação deverá servir de aprendizado para a sociedade.

“Todo mundo está desenvolvendo uma consciência de que existe uma interdependência entre as pessoas que ultrapassa as diferenças de raça e país. Todos nós vivemos no mesmo planeta e formamos uma humanidade que vive no mesmo planeta. A gestão dessas unidades precisa ser desenvolvida. A competência da gestão dessas coisas comuns necessita de desenvolvimento para que ocorra o gerenciamento de saúde pública, meio ambiente, etc. Se continuarmos a gerenciar de forma fragmentada vamos sofrer muito”, esclareceu.

Ao avaliar o papel da pandemia na transição para a sociedade do conhecimento o consultor fez várias observações. Em uma delas, explicou que o crescimento exponencial é um tecido social que apresenta uma capacidade de reação extraordinária. “Atualmente uma empresa pequena pode crescer fabulosamente em pouco tempo e torna-se extremamente valorizada. Isso não acontece porque ela é super competente, mas pelo fato de que possui o senso da oportunidade do momento”.

Ao apresentar sua visão a respeito das relações comerciais que permeiam o mercado segurador, o entrevistado argumentou que o compartilhamento do conhecimento é fundamental para que ocorra um atendimento mais qualificado do corretor para o segurado. “Nós estamos vivendo na sociedade do conhecimento e a matéria prima do seguro é o conhecimento. De que maneira um corretor de seguros pode ganhar intimidade com a minha realidade para que ele me auxilie a estar bem, independente do cenário existente? É preciso compreender que você não está vendendo uma apólice que vai diminuir o medo do futuro, mas sim que está ocorrendo a comercialização de um conhecimento que dará condições de viver melhor o futuro”.

O Fala Mestre será veiculado mensalmente e terá a participação de especialistas de diversos segmentos. Confira na íntegra a entrevista de Ricardo Guimarães acessando https://www.youtube.com/watch?v=SCFVZEukafM.

Notícias Relacionadas