>

100 médicos são processados por dia no Brasil e RC poderia pagar custos judiciais

05.05.2022 - Fonte: CQCS

seguro-rc-medico-profissional-indenizacao

Todos os dias, a Justiça brasileira recebe 100 novos processos por erro médico. Apenas no estado de São Paulo, essas ações cresceram 40% desde o ano passado. De acordo com informações do R7, houve um aumento de ações judiciais para profissionais de saúde. Thabata Najdek, advogada que atua nas áreas de responsabilidade civil e linhas financeiras, destacou que a contratação de um RC Profissional adequado poderia arcar com os custos judiciais.

Ela explicou que 100 processos não querem dizer que 100 médicos erram e a maioria dessas ações são julgadas improcedentes. Entretanto, mesmo que o médico “ganhe” a ação, os prejuízos são altos.

“Supondo que um médico foi processado numa causa. Contratou advogado, realizou perícia, gastou aproximadamente 40 mil nas sessões judiciais. Ele ganhou a ação. O fato de ganhar não evita que o médico tenha um prejuízo financeiro”, afirmou.

“O que ele faz para não ter um prejuízo desse? Contrata o RC profissional”, disse a especialista. Para Thabata, o RC é a melhor forma de se proteger desse tipo de risco, principalmente no Brasil, que só perde para os EUA no ranking para processos a profissionais de saúde.

A advogada acrescentou que os Corretores precisam alertar os médicos. “É um fator muito importante para você mostrar para o médico que ele precisa contratar uma apólice de limite adequado. Pergunte ao seu cliente: ‘você tem coragem de atender no Brasil sem um seguro?’. Médicos precisam ter seguro”, finalizou.

Notícias Relacionadas