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Alberto Muller aponta caminhos para o segmento de seguros

10.09.2020 - Fonte: Seguro Gaúcho

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O diretor comercial da região sul da Sompo Seguros, Alberto Muller, participou do evento virtual “Quinta de Benefícios”, promovido pelo Instituto Superior de Seguros e Benefícios do Brasil (ISB) na manhã de quinta-feira (10) . “Inovação e Disrupção: Perspectivas para o Mercado de Seguros” foi o tema da atividade.

A explanação de Alberto Muller na live foi embasada em um treinamento especial promovido pela Sompo que abordou o estudo das perspectivas de mercado enfocando qual será o futuro do setor de seguros. De acordo com o executivo a inovação e a disrupção impactarão o mercado de automóveis e por conseqüência o seguro de veículos.

“Isso influenciará as estratégias e a percepção de negócios para longo prazo das companhias seguradoras. Até o ano 2050 o mercado global de seguros de automóveis deverá diminuir US$ 137 bilhões, o que equivale a 71%. Essa previsão foi feita por KPMG, Morgan Stanley e BCG. Para nossa Companhia esse estudo é bastante relevante, pois em nível mundial o seguro de automóvel representa 48% de nossa carteira”, ressaltou Muller.

Na avaliação do executivo as modificações que estão ocorrendo no comportamento do consumidor, bem como as novas tecnologias, são aspectos que estão interferindo diretamente na forma com que as pessoas consomem seguros. “Diante dessa tendência várias seguradoras irão direcionar suas ações para o mercado de benefícios, que contempla produtos nas áreas de vida, saúde e odontologia”.

O executivo mostrou quatro fatores principais que contribuem para a queda do mercado de automóvel: tecnologia de prevenção de colisões, o crescente compartilhamento de viagens, o compartilhamento de carros, e os veículos autônomos: “com a diminuição da população e a redução da taxa de acidentes, a tendência é de que o prêmio de seguro de automóvel caia também”.

O dirigente da Sompo disse que os profissionais e as empresas precisam preciso compreender a dinâmica atual, inovar e pensar no futuro para poder acompanhar as atuais mudanças. “O mundo está olhando e arrumando soluções através da inovação a partir do comportamento do consumidor. É preciso entender cada vez mais o cliente e a partir daí trazer soluções e fazer a oferta adequada para ele. E isso vale para seguros de automóvel, de benefícios e para qualquer outro tipo de mercado”.

Durante o encontro virtual o executivo abordou ainda outros fatores que estão influenciando e modificando o comportamento do mercado de seguros em nível mundial. “O declínio das populações, algo que está ocorrendo em muitos países, influenciará na venda de seguros de automóvel, benefícios e transporte. Não posso esquecer de mencionar o surgimento de novos modelos de seguros: os seguros pelo uso. Eles causam queda na receita de seguros de veículo. E isso gera preocupação para as companhias”.

Entretanto, as preocupações das seguradoras com o futuro dos negócios devem abranger outros motivos, como o surgimento de novos modelos de seguros. “Cito como exemplo o ingresso de novos players no mercado. Quando um segurador novo entra no segmento, normalmente ele apresenta taxas menores e acaba por empurrar o mercado para baixo”.

Diante da aceleração tecnológica, da mudança de comportamento da sociedade em escala mundial e do surgimento de novas possibilidades e alternativas para o setor, Alberto Muller questiona o que será preciso fazer? Quais novos ramos de seguros receberão investimentos? “Todo mundo está remodelando suas estratégias e utilizando novas tecnologias. Até os próprios corretores estão ampliando sua área geográfica de atuação”.

 

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