>

As novas oportunidades dos Seguros Integrados

27.03.2024 - Fonte: Insurtalks

property_insurance

Muitos profissionais do ramo segurador consideram o seguro integrado como uma evolução natural do mercado. Defendem que, ao prometer revolucionar a forma como os seguros são distribuídos, o seguro integrado se tornará um impulsionador para o crescimento do setor. Depois que o mercado amadureceu um pouco, foi possível observar grandes nomes do setor de consumo, como Tesla e Uber, integrarem seguros em suas propostas de valor. Porém, algumas seguradoras continuam se mostrando reticentes em relação ao seguro integrado, preocupadas com a possibilidade de sua marca ficar ofuscada pela marca que se dirige diretamente ao consumidor, a depender de como a oferta de seguro integrado é estruturada e comercializada.

Momento oportuno para o Seguro Incorporado se expandir

Com a crescente inclinação dos consumidores para a aquisição de serviços pela internet e o interesse por soluções integradas aos produtos adquiridos, a fusão entre a praticidade do comércio eletrônico na compra de mercadorias e a oferta de seguros vinculados tem demonstrado ser uma estratégia de sucesso. Por isso, a proposta de seguros integrados em produtos adquiridos online encontrou um momento oportuno para se expandir, atendendo às preocupações do consumidor em relação aos riscos associados, exatamente quando a proteção se faz mais necessária.

Melhor entendimento dos dados dos clientes estão ampliando atratividade do segmento

Nick Mabunay, diretor de crescimento de parcerias da NEXT Insurance, destacou em recente entrevista que, embora o seguro incorporado não seja uma novidade, as inovações tecnológicas e um melhor entendimento dos dados dos clientes estão ampliando sua atratividade para além das fronteiras financeiras.

Crescimento e parcerias estratégicas

Mabunay enfatizou que a tendência dos seguros integrados é de crescimento contínuo. Segundo ele, as parcerias que abraçam uma visão abrangente e colaborativa serão as que se sustentarão ao longo do tempo, transformando a maneira como os seguros são percebidos e adquiridos dentro do ambiente comercial.“Além de satisfazer as necessidades em constante mudança dos clientes, a incorporação suave da compra e do serviço de seguros nas operações comerciais rotineiras cria novas oportunidades para empresas de todos os tamanhos”, disse ele.

Tendências no Brasil, impacto no varejo e no Seguro Incorporado

A 114ª edição do maior evento de varejo do mundo – o NRF 2024 – revelou estudos da AWS (Amazon Web Services), projetando que o setor varejista será um motor fundamental para o embedded finance, com previsões de movimentar US$ 7,2 trilhões até 2032. Com base nesse cenário, a tecnologia pode ajudar as empresas a oferecer serviços financeiros variados em suas operações, como parceria com bancos, seguros e até garantias estendidas.

A importância do seguro incorporado para as marcas

Pablo Fernández, vice-presidente de vendas da Affinity – Europa, na Marsh, discorreu sobre as mais recentes inovações em seguros integrados para o ITC Europe e, falando sobre a importância do seguro incorporado para as marcas, afirmou enxergar o seguro integrado como uma colaboração entre parceiros de segmentos distintos para oferecer seguros durante a jornada de venda, beneficiando tanto as marcas quanto os consumidores. A escolha de soluções integradas deve ser pautada por objetivos claros e a relevância do seguro para a proposta de valor ao cliente, segundo ele.

Elementos fundamentais para o sucesso

De acordo com Fernández, um dos elementos fundamentais para o sucesso é atentar para a importância de produtos de seguros compreensíveis e uma experiência de cliente fluida, realçando o papel da transparência e do compartilhamento de dados em um ambiente regulamentado. Ele afirmou: “Para criar um programa de sucesso, o produto de seguros precisa ser básico e fácil de entender, com uma jornada do cliente claramente definida, tanto para aquisição quanto para atendimento”.

O futuro dos Seguros Integrados

As projeções, segundo o ITC Europe, sugerem que os seguros integrados capturarão entre 15% e 20% do mercado até 2030. Essa visão otimista contrasta com previsões mais conservadoras de outros especialistas do setor, apontando para um crescimento significativo, embora variável entre diferentes regiões.

Proposta de seguro sob medida anima clientes

Naturalmente, os clientes demonstram animação com a perspectiva de mais comodidade e facilidade proporcionada pelo seguro integrado, devido ao fato de essa modalidade de seguro fornecer aos clientes uma proposta de seguro sob medida, alinhada às suas aquisições de produtos ou serviços, eliminando a necessidade de buscar ativamente por opções de seguro. Em vez disso, o processo é simplificado e centralizado no momento da compra do produto ou serviço.

Corretores de Seguros são essenciais no segmento de Seguros Incorporados

Contrariando a noção de que o avanço dos seguros integrados poderia marginalizar o papel dos corretores, a realidade é que eles desempenham uma função muito importante nesse segmento de seguros. Eles são essenciais para orientar os clientes através das opções de seguros disponíveis, facilitar a contratação e fornecer suporte pós-venda indispensável.

Implementação eficaz do Seguro Integrado é uma estratégia benéfica para todas as partes

Conforme a indústria de seguros se torna mais integrada e digital, há diversos exemplos de players que continuam a pavimentar o caminho para novas possibilidades, incluindo insurtechs que já implementaram o seguro integrado. No entanto, ainda que o seguro incorporado seja uma modalidade de negócios em expansão no mercado segurador, a realização de seu potencial integral depende de mudanças estruturais nas práticas industriais, incluindo a modernização de sistemas tecnológicos para uma integração fluida com as marcas focadas no consumidor. Assim, a implementação eficaz do seguro integrado se apresenta como uma estratégia benéfica, promovendo vantagens claras para as seguradoras, empresas parceiras e para os clientes finais. Esse cenário destaca a importância de uma evolução harmoniosa no setor, que atenda às necessidades de todas as partes envolvidas.

Notícias Relacionadas