>

Carros ficam destruídos em incêndio dentro de garagem: Caso abre alerta para o mercado de seguros

27.12.2020 - Fonte: CQCS

incendio-garagem

Um incêndio na garagem do subsolo de um prédio na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, destruiu carros que estavam estacionados, na madrugada do último dia 16 de dezembro. A reportagem foi veiculada no portal G1. Para entender de que forma o seguro agiria nesse caso, o CQCS conversou com Dorival Alves, advogado e Corretor de Seguros.

O G1 informou que, segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em um dos veículos e atingiu dez, sendo que ao menos quatro ficaram totalmente destruídos. De acordo com Dorival, nessa situação, se um veículo pegar fogo em uma garagem e tiver seguro, ótimo, a indenização para este será feita.

A questão se agrava porque há outros carros envolvidos na equação. “Se for constatado que aquele veículo gerou o incêndio que afetou os outros, esse será responsabilizado por prejuízos a terceiros. “Sete carros foram enviados para ocorrência. Se cada carro estiver avaliado em R $50 mil, imagine qual deverá ser o valor da cobertura para terceiros que o veículo “culpado” deveria ter? Hoje, no mercado brasileiro, responsabilidade civil de terceiros para veículos atende valores entre 50 e 100 mil reais”, disse.

Sendo assim, Alves pontuou que a situação deixa, também, um alerta para o seguro de condomínio residencial. “Eu entendo que o seguro condomínio residencial não acompanhou a evolução, há necessidade de garantias acessórias para poder transferir uma tranquilidade para os moradores, principalmente quando se fala em veículos estacionados em garagens”, disse.

“Para um Corretor oferecer uma apólice para condomínio residencial que tenha cobertura para veículos, geralmente, se exige que esse estacionamento tenha um controle de entrada e saída e isso não é prático, 99% não tem. O condomínio residencial ainda precisa de muitos ajustes. Esse caso é um grande alerta para o mercado segurador. Tem alguma coisa errada, o mercado precisa refletir e apresentar um produto que contemple garantia e resolva esse tipo de problema”, finalizou o advogado.

Foto: Reprodução / G1

Notícias Relacionadas