>

Clóvis de Barros Filho fala sobre integridade em evento da Bradesco Seguros

26.03.2021 - Fonte: Seguro Gaúcho

clovis-barros-filho-bradesco-seguros

O palestrante, cientista político, professor de Ética e jornalista, Clóvis de Barros Filho, realizou a palestra “Decisões em tempos desafiadores: a integridade como peça chave”, que foi promovida pelo Grupo Bradesco Seguros na tarde de quinta-feira (26).

A atividade foi destinada a equipes comerciais da Companhia e a corretores de seguros. O evento está inserido no “Programa Integridade” da Companhia, que tem como propósito construir ambientes harmoniosos, incentivando valores e princípios essenciais, no aspecto pessoal e profissional. A iniciativa teve apoio da Universidade Bradesco (UNIBRAD) e do Universo do Conhecimento do Seguro (UNIVERSEG).

De forma didática, em tom bem-humorado e repleto de exemplos, Clóvis de Barros Filho conduziu sua apresentação virtual. Ele iniciou a explanação afirmando que integridade está relacionada, em primeira instância, à questão moral. E que moral significa a definição dos limites da própria conduta no interior da consciência de quem age: “a moral é aquilo que na intimidade da sua consciência você não aceita fazer de jeito nenhum. A moral nada tem a ver com medo e ela começa com a liberdade para tomar decisões sobre si mesmo”.

De acordo com o palestrante, a moral é uma questão de integridade: “quando somos respeitadores dos princípios que escolhemos para nós, existe uma espécie de coerência entre nossa convicção e nossa prática, o que equivale a dizer que ocorre uma inteireza entre os nossos princípios e ações. E o contrário disso é a hipocrisia”.

Na sequência, o cientista político relacionou a integridade com a ética, ressaltando que ética é uma preocupação coletiva de aperfeiçoamento da convivência. “Ética é a inteligência compartilhada a serviço do aperfeiçoamento da convivência e pode ser definida também como a busca harmoniosa no interior de um espaço. Teremos, portanto, a ética da Bradesco Seguros e de outras instituições. A integridade ética é condição de confiança no grupo, na instituição”, exemplificou o palestrante. Para Clóvis de Barros Filho, a ética é formada por valores, princípios e normas.

Por fim, o palestrante abordou ainda a integridade espiritual, que é relaciona menos a questões religiosas e mais a atividades do pensamento, da mente: “isso ocorre quando existe uma co-presença de corpo e espírito no mesmo lugar. Ano passado os norte-americanos deram grande importância a chamada integridade espiritual na Universidade de Harvard. Há 2500 anos Aristóteles já havia manifestado pensamento semelhante sobre o tema, chamando-o de plenitude da alma”.

No final da atividade, Clóvis de Barros Filho agradeceu a oportunidade que lhe foi concedida de palestrar e concluiu sua participação na live aconselhando todos a protegerem-se da pandemia. “O novo coronavírus não é brincadeira e ainda não conseguimos dominar a lógica de como ele age em nosso organismo. Peço que diante do atual cenário vocês apostem sempre na solução mais cautelosa”.

O encontro também contou a presença virtual do diretor da Organização de Vendas da Bradesco Seguros, Leonardo de Freitas, e dos seguintes executivos da Companhia: Francisco Rosado, Carlos Picini e José Pires.

 

Notícias Relacionadas