Clube da Pedrinha: palestra do CEO da Infocap destaca importância da humanização diante da tecnologia
13.07.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho
O tradicional encontro mensal do Clube da Pedrinha do RS aconteceu na noite de segunda-feira, 11 de julho, no salão de festas de um condomínio residencial, no bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre. Quem compareceu ao evento pôde confraternizar e degustar as deliciosas pizzas do Taco Pub, além de assistir a palestra do CEO e fundador da Infocap, Charles Poltronieri, sobre o tema “Seguros, Humanização e Tecnologia”.
A presidente do Clube, Daniela Zimmer, iniciou sua fala agradecendo a presença de todos e parabenizando os aniversariantes do mês de julho. Mais uma vez ela relembrou que a Entidade possui um banco de currículos, que auxilia as pessoas do mercado segurador a se recolocarem, assim como as empresas do setor a localizarem esses profissionais.
Daniela informou que os membros da Confraria arrecadaram cerca de R$ 870 para a campanha “Educação: um caminho seguro”, promovida pela parceria Fenacor/Sincor: “falei com o presidente do Sindicato dos Corretores do RS, André Thozeski, e fui informada que nosso Clube poderá indicar que entidade receberá o material escolar proveniente do valor que arrecadamos. Portanto, estamos aceitando sugestões de instituições que poderão ser beneficiadas com nossa ação”.
Os “pedrinhas” votaram e aprovaram por unanimidade o ingresso de dois novos membros: Cleverson Veroneze, da Bradesco Seguros, e Zuno Grillo, da Chubb. A Confraria poderá ter em breve mais uma associada, pois Cristiane Nunes, da HDI, foi apresentada. Ela falou de sua trajetória profissional no setor, de alguns aspectos pessoais e demonstrou expectativa pela possibilidade de integrar a Clube. Cristiane aguardará a votação que acontecerá no próximo encontro.
Charles Poltronieri iniciou sua palestra ressaltando que a tecnologia é fundamental no dia a dia dos profissionais do setor de seguros, constituindo-se em um pilar no processo de desenvolvimento do negócio. Entretanto, ele ponderou que a humanização é essencial para todos que atuam no processo de seguros.
Além de realizar um breve resgate histórico da tecnologia no mercado de seguros, o palestrante falou a respeito de ferramentas tecnológicas e tendências de inovação para o segmento. Ao apresentar a evolução do ecossistema do setor, Poltronieri relembrou alterações operacionais e o surgimento de novas possibilidades comerciais para o setor, dando ênfase à evolução tecnológica. Diante da atual realidade, em que existem diversas entidades do mercado segurador atuando em cima do cliente final, o palestrante questionou: “qual será o futuro de quem trabalha no setor de seguros”?
Ao fazer referências à quarta revolução industrial, Charles Poltronieri ressaltou o processo que a sociedade atravessa em cima das tecnologias que estão modificando o mundo, não apenas o segmento de seguros: “inovação é algo que sempre existiu em nossa vida. Vivemos em um mundo que está em constante modificação. Existem diversas tecnologias que fazem o mundo mudar, como a inteligência artificial, entre outras”.
Na opinião do palestrante, o profissional que buscar a evolução contínua não desaparecerá do mercado daqui a cinco anos. Para que isso ocorra é preciso dar enfoque na humanização, usando a tecnologia a seu favor, mas nunca abandonando o lado humano. “Não será a inteligência artificial que venderá seguro. O corretor só será pleno se aliar a tecnologia com o lado humano. As pessoas não dormem pensando em comprar seguro. O corretor que precisará criar ideias para poder comercializar produtos. É preciso ser único para conseguir conquistar mais clientes”.
Para o especialista, o corretor de seguros necessita de uma visão holística, além de transitar por vários ambientes de negócio. Em sua avaliação o produto seguro não é comprado em uma rede social, mas sim através de uma consultoria: “e o consultor não é um simples vendedor, ele precisa encantar o cliente. Quem atua nessa área tem o dever de transformar a informação em conhecimento. Conhecimento é a chave para o sucesso”.
No final de sua palestra, o CEO da Infocap argumentou que o corretor de seguros deve aprender com o exemplo do cameleão que é um estrategista, embora seja um animal pequeno: “ele dá passos calmos, porém firmes, olha para trás analisando o passado, mas também enxerga para frente tentando encontrar as oportunidades e ameaças. Sua característica mais importante é adaptar-se às mudanças, conforme o ambiente em que está inserido. A palavra-chave é adaptar-se”.
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