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Europ fará venda direta de assistência em 2022

11.11.2021 - Fonte: Exame

nqargo

Empresa busca faturamento acima de R$ 1 bi para se tornar líder de mercado no Brasil

A multinacional francesa Europ Assistance, que fornece serviços de assistência como guincho e chaveiro para as maiores seguradoras do país, quer mudar a relação do cliente com os produtos que oferece. A partir de 2022, vai lançar a venda direta de assistência, sem estar necessariamente ligada a um seguro. Para essa nova fase, contratou o executivo Newton Queiroz, executivo com experiência de 20 anos no mercado segurador, para liderar a operação local.

O presidente da Europ no Brasil não revela números do negócio, mas diz que a empresa busca faturamento acima de R$ 1 bilhão para se tornar líder de mercado no país. “Cada vez mais pessoas buscam assistência, que passou a ser muito divulgada com a pandemia. O custo subiu e as margens ficaram apertadas. Daí a importância de nos transformarmos”, afirma.

O foco da companhia são serviços voltados a necessidades do dia a dia, como proteção digital, telemedicina e arquiteto virtual, novo produto que, em parceria com uma incorporadora, dá direito ao comprador de um apartamento a serviços on-line de um especialista para a residência.

Considerando todas as linhas de atuação, a Europ realiza mais de um milhão de atendimentos ao ano. “O mercado de assistência está passando por uma transformação e cada vez mais pessoas estão usando. Se você não for eficiente, não consegue ter lucro”, diz Queiroz.

Hoje, de forma geral, o cliente tem acesso à assistência que é disponibilizada junto com o seguro. Entre as mais comuns estão os serviços de guincho, no caso de seguro auto, ou eletricista e chaveiro para quem contrata proteção residencial. Futuramente, a proposta da Europ é fazer uma “engenharia reversa”, ou seja, oferecer uma assistência juntamente com o seguro.

“A maioria da população brasileira não tem nenhum tipo de seguro. O seguro é mais caro que a assistência e a ideia nessa ‘engenharia reversa’ é um produto de seguro bem limitado, para dar um gosto às pessoas sobre o que é um seguro também”, afirma.

As alterações nas regras de seguros possibilitam que a Europ possa oferecer apólices mais baratas. “Considerando um evento pré-estabelecido, as chances de ocorrerem são menores, conseguimos precificar de forma mais barata e dar algo a mais para o cliente”, afirma.

Em um exemplo fictício, seria possível, por exemplo, contratar uma assistência automotiva que ofereça guincho e troca de pneu, com opção de contratar uma garantia em caso de perda total por colisão em determinada cidade, com uma também determinada indenização.

A ideia é que as várias opções de assistência possam ser contratadas em redes de varejo ou supermercados. Ou, ainda, que o cliente possa comprar os produtos diretamente por meio de um site ou aplicativo, embora a figura de uma espécie de corretor não esteja descartada. Diferente das corretoras e seguradoras, os serviços de assistência não são regulados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

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