>

Executiva da Icatu participa de evento do CVG RS dedicado às mulheres

25.03.2021 - Fonte: Seguro Gaúcho

SEGURO-GAUCHO (4)

A Diretora de Pessoas da Icatu Seguros, Camila Asenjo, participou da terceira edição do programa Sem Fronteiras - Especial Mulheres, que aconteceu na noite de quarta-feira, 24 de março, no canal do Clube de Seguros de Vida e Benefícios do Rio Grande do Sul (CVG RS) no Youtube.

Realizada pelo CVG RS, a atividade virtual tem como objetivo dialogar com executivas que se destacam no mercado segurador para que elas compartilhem suas experiências e visões sobre a atuação feminina no mundo corporativo. Além de Camila, também participaram do evento a Diretora de Gente e Gestão no Grupo Mongeral Aegon, Patrícia Campos e a Vice-Presidente de Capital Humano, Administrativo e Sustentabilidade da SulAmérica, Patrícia Coimbra. A mediação do bate-papo foi da designer, visual thinker e facilitadora de conversas Thaís Reali.

Ao ser questionada pela mediadora do programa sobre quais são as bases e os valores que compõem suas características profissionais, Camila respondeu que considera fundamental ter redes de apoio, tanto na empresa como na vida pessoal. “O apoio que tive de marido, mãe, amiga e babá permitiram que eu conseguisse focar no mundo do trabalho e obter conquistas. Por outro lado, nas instituições é fundamental auxilio de chefes e da equipe para que em alguns momentos eu pudesse equacionar problemas que surgiam”.

Ao explanar sobre sua realidade profissional na Seguradora em que atua, Camila considera-se privilegiada pelo fato de que a empresa possui uma cultura organizacional que contribui para impulsionar a presença feminina. “A presidência do Conselho da Icatu é comandada por uma mulher. Isso é um ótimo exemplo para nós. Há 10 anos nós já tínhamos em nosso quadro de colaboradores 50% sendo composto pelo sexo feminino. Atualmente o percentual de mulheres em posições de liderança em nossa Companhia é de 44%. Mas ainda temos uma jornada longa para podermos crescer mais em representatividade”.

A Diretora de Pessoas da Icatu destacou que um dos grandes ensinamentos da pandemia é que pessoas e instituições precisam desenvolver cada vez mais a empatia: “no último ano as lideranças aprenderam a ouvir os problemas e a perceber que as pessoas têm problema. O que estamos fazendo é intensificar as oportunidades para que colaboradores e parceiros falem. Precisamos intensificar a escuta”.

Patrícia Campos e Patrícia Coimbra abordaram os novos papéis da mulher no mercado corporativo, os novos cenários e seus desdobramentos, a conduta de trabalho da mulher que ocupa posições de liderança e a competitividade nos negócios. Elas também citaram tópicos importantes como capacitação, resiliência e inteligência emocional.

Camila Ansejo e as outras executivas responderam aos questionamentos feitos pelo chat, lidos pela presidente do CVG RS, Andréia Araújo.

Saiba mais

Durante as quartas-feiras do mês de março o projeto "CVG RS Sem Fronteiras" está dialogando com o mercado segurador sobre questões relevantes ligadas ao setor. O próximo encontro será quarta-feira, dia 31 de março, às 19 horas no canal do CVG RS no Youtube.

 

Notícias Relacionadas