>

Executivas da Icatu destacam o papel feminino no setor de seguros

18.03.2021 - Fonte: Seguro Gaúcho

unnamed

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o CQCS está realizando o programa "Essas Incríveis Mulheres do Seguro” para enaltecer o protagonismo feminino no setor. Na tarde quarta-feira, 17 de março, três executivas da Icatu Seguros participaram da atração especial. Camila Asenjo, diretora de pessoas, Greici Ruas, diretora jurídica, e Luciana Bastos, diretora de desenvolvimento de produtos Vida falaram sobre suas trajetórias e os desafios que elas vivenciam no setor de seguros.

Gustavo Dória, fundador do CQCS, explicou que o programa especial idealizado para as mulheres nasceu da convicção de que existe um universo importante de transformação através da diversidade. “Somos uma indústria que historicamente é masculina, mas que com o passar do tempo esse cenário foi sofrendo transformações. E isso aconteceu graças a uma jornada de mulheres incríveis. Atualmente, dos profissionais que atuam no setor de seguros a metade é do sexo feminino. E as mulheres já estão ocupando em grande número as posições de liderança nas Companhias e empresas do segmento”.

Na avaliação de Camila Asenjo o setor de seguros mudou muito, tanto que há 20 anos existiam mais homens do que mulheres no segmento, principalmente nas funções de maior destaque. “É muito bom fazer parte de uma instituição que ao longo do tempo acompanhou a evolução do papel feminino no ambiente profissional. Reforço a alma feminina da Icatu que é composta por muitas mulheres, desde o Conselho da empresa, passando pela Diretoria e em vários cargos de liderança”.

Além de considerar que na condição de executiva da área de pessoas ela possui total consciência da sua responsabilidade com a diversidade, Camila disse que busca inspiração em dois exemplos que a auxiliaram na construção de sua trajetória: “em todo meu processo de formação, minha mãe nunca deixou que eu tivesse a sensação de ter menos direito do que qualquer homem, inclusive meus dois irmãos. E o segundo exemplo motivacional eu tive na própria Icatu, quando trabalhei com uma chefe emblemática e muito corajosa, que defendia o que era correto”.

Quando o assunto é diversidade e realidade do universo feminino no mundo corporativo, Greici Ruas ressalta que sempre foi muito comum ver mulheres ocupando posições de destaque nos mais altos postos na Icatu: “estou há 23 anos na Companhia e em nossa empresa a participação feminina sempre foi muito comum”.

Ao ser questionada por Dória sobre quais figuras femininas serviram de inspiração para sua jornada, a diretora jurídica relembra o fato de ter vindo de uma família composta de mulheres muito aguerridas. “Além dos exemplos que tive de avó, mãe e tias muito fortes, em minha trajetória profissional convivi com colegas que foram verdadeiras companheiras e me impulsionaram muito”, pontuou Greici.

Ao falar a respeito do papel feminino na indústria de seguros, Luciana Bastos disse que nunca se sentiu intimidada por participar de atividades e eventos com outros homens no ambiente de trabalho. “Cansei de dividir palcos com outras pessoas em que eu era a única representante do sexo feminino. Procurava desenvolver meu trabalho e buscava energia interior dentro do meu propósito para atuar com segurança e firmeza”.

Luciana incentivou as mulheres a acreditarem cada vez mais em suas potencialidades, citando como exemplo sua própria trajetória. A executiva foi promovida a diretora na Icatu quando estava grávida. “A Seguradora em que trabalho é uma empresa que sempre valorizou a mulher e eu sou um exemplo. Tenho muito orgulho de participar de uma indústria tão desafiadora que é a de seguros”.

Saiba mais

- Camila Asenjo é graduada em Psicologia pela PUC-RJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e curso de extensão em Recursos Humanos pela Ross School of Business na Michigan University.

- Luciana Bastos é atuária com carreira reconhecida no mercado e 18 anos de atuação na Icatu Seguros, cursou duas graduações – Ciências Atuariais e Administração. Luciana já trabalhou nas áreas atuarial, de fundos de pensão e diversas áreas de produtos da Companhia.

- Greici Ruas iniciou como advogada e sempre atuou no Jurídico, com especialidade nas áreas de consultoria corporativa e societária. Hoje está à frente da Diretoria do Jurídico de Negócios e Compliance da Icatu Seguros.

Assista ao programa na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=3XVZWRU1BWw.

Notícias Relacionadas