>

Executivas da Tokio Marine falam sobre o protagonismo feminino no mercado segurador

23.03.2021 - Fonte: Seguro Gaúcho

SEGURO-GAUCHO (3)

Visando enaltecer o papel feminino de destaque no setor de seguros, o CQCS realizou ao longo do mês de março o programa "Essas Incríveis Mulheres do Seguro”. Na tarde de segunda-feira (22) o fundador do CQCS, Gustavo Dória, comandou a última edição do programa entrevistando três executivas da Tokio Marine:Andreia Padovani, Diretora da Operação Regional Varejo da Seguradora em Minas Gerais; Andrea Ribeiro, Diretora de Operações, Assistências e Gestão de Fraudes; e Márcia Silva, Diretora Comercial da área de Canais Especiais. As executivas convidadas explanaram a respeito de suas trajetórias no segmento, os desafios vivenciados e também falaram sobre inspirações e conquistas.

Questionada por Dória de que forma o universo feminino pode atingir os cargos mais elevados na indústria do seguro, Andreia Padovani respondeu que para isso é necessário preparação, engajamento, planejamento e organização, além de disponibilidade para aproveitar as oportunidades oferecidas pela empresa: “em minha trajetória eu percorri várias regiões. Atuei em Mato Grosso, Goiás, Acre Rondônia, Tocantins e Minas Gerais”.

Em 25 anos de carreira no setor, a executiva disse estar muito feliz por presenciar a inclusão feminina no ambiente corporativo. “As mulheres estão ousando mais. Começamos a deixar de lado as crenças limitantes que nos amedrontavam e passamos a perceber que poderíamos sim ascender a cargos de liderança e a sermos protagonistas da nossa história”, observou a Diretora da Operação Regional Varejo. Andréia Padovani considera que seu êxito no trabalho tem relação com os ensinamentos de seus mentores, que são seus pais: “eles acompanharam toda a minha carreira, desde criança. Cada conquista que eu obtive, meu pai e minha mãe estiveram presentes. A educação familiar que eu e meus irmãos recebemos enfatizava a ética, o esforço e o estudo”.

Já Andréa Ribeiro, sente-se orgulhosa com o protagonismo feminino no ambiente profissional. A executiva ressaltou que a Tokio Marine incentiva muito o desenvolvimento e engajamento feminino e que em posições gerenciais a Companhia apresenta uma representatividade grande. “Sou muito grata por estar nesta empresa, pois tenho um quadro de colaboradores em que predomina o engajamento. Temos pessoas que realmente contribuem e me inspiram. Até alguns anos atrás a participação feminina no mercado era menor, mas atualmente isso mudou, em todas as instituições, devido a política de igualdade de gênero. A Tokio Marine se constitui em um grupo extremamente motivador do ponto de diversidade”.

Andrea Ribeiro considera que em nível de gestão a diversidade é importante, pois homens e mulheres acabam complementando-se nas decisões a serem tomadas. E no quesito protagonismo feminino, a executiva considera que a representatividade das mulheres está crescendo significativamente: “até 2019 a mulher representava menos de 40% no mercado de seguros. Hoje a representatividade feminina é de 55%. Isso mostra o desenvolvimento”.

Já Márcia Silva, ao falar de sua visão sobre o papel feminino na atual conjuntura do mundo corporativo, disse que em 17 anos de atuação no mercado segurador, ela observou diversas mudanças. “A executiva disse que ela e sua equipe conseguem transitar com muita tranqüilidade na Companhia. Posso notar que com o passar do tempo a evolução da mulher é cada vez maior. Hoje 55% das pessoas que trabalham na indústria securitária são do sexo feminino. O setor de seguros literalmente abriu as portas para as mulheres”.

Entretanto, Márcia considera que a presença feminina ainda tem um longo caminho a ser construído: “quando observamos as posições relativas aos cargos mais elevados, para cada quatro homens temos apenas uma mulher. O salário da mulher ainda representa 71% do salário masculino. Ainda temos ajustes a fazer e conquistas a buscar”.

 

Notícias Relacionadas