>

Guilherme Bini: sua história e sua trajetória no mundo corporativo

25.08.2021 - Fonte: Seguro Gaúcho

A3390C98-A750-4550-AC4E-27A0E6F41431

“Temos que ser coerentes: pensar, falar e executar as coisas da mesma forma. Essa filosofia tenho tentado transmitir para minha equipe”, afirma o atual presidente do Sindicato das Seguradoras do RS.

Por trás das atribuições e atividades de executivos do setor de seguros, existe um ser humano que possui uma jornada que foi construída dia a dia ao longo de anos. Para resgatar lembranças de profissionais que são expoentes do mercado segurador, o sócio-diretor do Seguro Gaúcho, Luiz Felipe Paradeda, vem realizando entrevistas virtuais. Desta vez, o bate-papo foi com o diretor territorial da Mapfre RS/SC e atual presidente do SINDSEG-RS, Guilherme Bini. O convidado relembrou fatos de sua história profissional, além de falar de suas metas e seus objetivos na carreira.

Ao responder ao primeiro questionamento de Paradeda sobre quem é o atual diretor da Mapfre e qual é sua trajetória de vida, o entrevistado falou de seus laços familiares. Desde cedo o curitibano Guilherme Bini aprendeu com o exemplo dos pais o valor do trabalho e aos 12 anos começou sua jornada profissional no restaurante de um tio. O passo seguinte foi em uma academia de tênis onde desempenhou a função de “boleiro”, catando as bolinhas utilizadas nas quadras durante a prática esportiva da modalidade. “Jamais passei necessidade e nunca meus pais pediram para que eu trabalhasse, tanto que eu segui estudando regularmente no colégio. Só que eu via o pai, a mãe e meu irmão mais velho exercerem atividades profissionais e isso me incentivou a trilhar meu caminho. Decidi trabalhar no período da tarde, após frequentar a escola no turno da manhã”, recorda.

Aos 15 anos ele teve seu primeiro emprego através de uma carteira profissional de trabalho durante o dia, e à noite comparecia às aulas do então segundo grau, hoje chamado de ensino médio. O tempo passou e Guilherme Bini trocou de empresa, de atividade e foi buscando novos rumos. O incentivo da namorada, que hoje é sua esposa, e a necessidade de qualificar-se profissionalmente o impulsionaram a obter uma graduação superior.

Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Empresarial, Guilherme Bini atua no mercado segurador há 22 anos. O ingresso no setor foi como estagiário em uma assessoria de seguros, a Conecta Virtuale. A dedicação, o esforço e suas habilidades, como o relacionamento pessoal, possibilitaram e ele executar diferentes funções e galgar novos postos: “trabalhei realizando cálculos, na regulação de sinistros e no atendimento aos corretores. Também tive grande vivência na área comercial”.

Desde o ano de 2006 que Guilherme Bini trabalha na Mapfre. Já na entrevista de emprego, o então candidato, falou de seu desejo de crescimento profissional: “comecei como assessor comercial e desempenhei muito bem essa função por três anos. Depois fui promovido a gerente de Vida e Previdência e, posteriormente, a gerente da sucursal de Curitiba. Nessa última gerência pude conciliar trabalho com a vida pessoal, o que possibilitou conviver diariamente com minha filha Alícia”.

Em outubro de 2019 Guilherme Bini tornou-se diretor territorial da Companhia no Rio Grande de Sul e em Santa Catarina nas regiões oeste e sul, após participar de um processo seletivo.

Apesar de algumas incertezas, o executivo chegou ao Estado com muita vontade de trabalhar, inovar e colocar a Mapfre numa posição diferenciada no Rio Grande do Sul. Já nas questões relativas ao SINDSEG-RS, seu objetivo ao assumir a presidência da Entidade foi o de dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito pelos presidentes anteriores: “procurei me adaptar a realidade gaúcha, que sempre foi de destaque no cenário nacional. Com a pandemia enfrentei desafios ainda maiores com diversas atividades sendo realizadas de forma virtual”.

Paradeda perguntou para ao jovem executivo quais são suas metas e objetivos na carreira. O entrevistado respondeu que independente da atual situação é fundamental que cada pessoa possua sonhos, metas e objetivos. Entretanto, especificamente sobre sua trajetória no ambiente corporativo, Guilherme Bini vislumbra novos desafios “A Mapfre é uma empresa que proporciona muitas oportunidades aos seus colaboradores. Uma meta que tenho é a de capacitar pessoas e formar sucessores, pois gosto de deixar um legado. Estou a disposição da Seguradora para atuar em qualquer região e tenho até me preparado para trabalhar pela Companhia no exterior. Quero continuar crescendo na Mapfre”, assegura o diretor.

Independente da posição que ocupar, Guilherme Bini garante que jamais esquecerá suas raízes e origens: “meu pai foi caminhoneiro e minha mãe costureira e eu tenho muito orgulho deles. Sou pai de uma filha extremamente amável e tenho uma esposa que está comigo há 21 anos em todos os desafios de minha jornada profissional e pessoal”. O executivo assegura que carrega consigo valiosos ensinamentos da vida e do mundo corporativo. “Temos que ser coerentes: pensar, falar e executar as coisas da mesma forma. Essa filosofia tenho tentado transmitir para minha equipe”.

Paradeda finalizou o bate-papo virtual, dizendo que ficou admirado e até emocionado com o conteúdo da história do entrevistado: “me identifiquei com algumas lembranças de situações que foram relatadas. Isso fez crescer minha admiração pelo Guilherme Bini”.

Notícias Relacionadas