>

Juliano Ferrer conduz a abertura do XIV Congresso Brasileiro da AIDA

29.04.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho

Design sem nome

A chuva e a queda da temperatura, tão comuns na região da serra gaúcha durante o outono, contrastavam com o clima alegre de reencontro que fez parte da abertura do XIV Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência da Associação Internacional de Direito de Seguro (AIDA) Brasil, no início da tarde de quinta-feira, 28 de abril, no Hotel Wish Serrano, em Gramado (RS).

Após dois anos de pandemia, finalmente a Entidade conseguiu realizar seu evento. Foi o primeiro congresso do novo presidente da AIDA Brasil, o gaúcho Juliano Ferrer, que também é sócio do escritório C.Josias & Ferrer Advogados Associados.

Além do novo presidente da AIDA, compuseram a mesa da solenidade de abertura, a diretora de ensino técnico da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Maria Helena Monteiro; representando o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o Desembargador Gelson Stocker; o vice-presidente da AIDA Mundial, Sérgio Melo; o presidente da comissão especial de seguros e previdência complementar da OAB/RS, Ricardo Villar; o presidente da ANSP, João Marcelo dos Santos; e do presidente do SINCOR-RS, André Thozeski.

Durante seu o pronunciamento, Juliano Ferrer manifestou sua alegria pela realização do evento presencial, enalteceu a tradição da AIDA que foi construída por cada um dos ex-presidentes desde 1960 e falou de seus desafios e responsabilidades na condução da entidade. “Tudo que já foi realizado nas gestões anteriores me impõem uma administração profícua, séria, correta, mas especialmente que acrescente mais para a AIDA. Embora muito já tenha sido feito, eu quero fazer mais. Saúdo a todos os ex-presidentes e agora eu sei o peso e a responsabilidade que é esse cargo. Nossa entidade é extremamente relevante para o mercado de seguros no Brasil”.

O novo presidente apontou as significativas modificações que ocorreram nos últimos anos diante das alterações que aconteceram no Direito e no mercado de seguros brasileiro: “de 2019 nos alteramos todos os painéis que serão discutidos nesse congresso, pois surgiram novos produtos com tecnologias e inovações e essa dinâmica está cada vez mais rápida. E a AIDA cumpre um papel bastante relevante para o setor ao se dedicar e criar o ambiente de estudo do Direito de seguro. Para isso conto com participação de todos”.

Já o Desembargador Gelson Stocker ressaltou o prestígio que o Tribunal de Justiça dá para o evento e para a AIDA: “como representante da Magistratura gaúcha quero destacar o prestígio que a administração do judiciário gaúcho concede a essa entidade e seu presidente. Que cada vez mais vocês debatam, estudem e dialoguem”.

O representante da OAB/RS, Ricardo Villar, disse a Comissão Especial de Seguros da OAB estará sempre disposta a contribuir com a AIDA naquilo que for possível. “O direito securitário é uma área muito importante pelo crescimento do mercado de seguros e do direito dos seguros. Trata-se de um segmento em que todos caminham juntos”, explicou o advogado. Villar ainda destacou os grupos de trabalho que ele participará no evento: “tenho certeza que será muito proveitoso”.

Após o término da solenidade inaugural iniciaram os painéis. “Visão contemporânea da regulação em seguros e resseguro” foi o primeiro painel do evento, que contou com a participação de Maria Amélia Saraiva, Amanda Flávio de Oliveira, Washington Bezerra da Silva e Guadalupe Nascimento.

Feliz por participar do congresso, a sócia-diretora do Agrifoglio Vianna Advogados Associados, Laura Agrifoglio Vianna, afirmou que o evento é vital para quem atua na área. “Esses encontros contribuem para nossa atualização e evolução, possibilitando a troca de informações. Também conseguimos saber mais sobre as tendências da evolução da jurisprudência das conquistas que vieram. O Juliano Ferrer é um querido amigo e um grande advogado, tendo uma representatividade no Brasil. Como gaúchos estamos extremamente orgulhosos por ele ser o novo presidente da AIDA”, afirmou Laura.

A sócia do escritório C.Josias & Ferrer Advogados Associados, Suellen Farias, também estava alegre pela realização do evento, mas principalmente orgulhosa pelo fato de Juliano Ferrer presidir a entidade. “Como sócia do Juliano tive a oportunidade de acompanhar todo crescimento e desenvolvimento dele dentro da AIDA Brasil. Ele sempre foi dedicado a associação e muito atuando nos grupos de trabalho, sendo merecedor do cargo que atualmente ocupa. Desejo todo sucesso pra ele em sua gestão”, enfatizou Suellen.

Fomentar estudos, reflexões e debates sobre a dimensão jurídica dos institutos de seguro, resseguro e previdência privada são os objetivos do XIV Congresso. Nesta sexta-feira, 29 de abril, as atividades têm continuidade com a realização de painéis e grupos de trabalho.

Confira abaixo fotos do XIV Congresso Brasileiro da AIDA.

Notícias Relacionadas