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Marc Tawil apresenta sua visão a respeito do novo normal em live da Axa

28.08.2020 - Fonte: Seguro Gaúcho

Axa

A AXA no Brasil realizou uma live dia 26 de agosto, no perfil da Seguradora no Instagram com o estrategista de comunicação, escritor, podcaster e colunista da revista Época Negócios, Marc Tawil. “Novo normal, novo consumidor, novas atitudes” foi o tema do bate papo virtual que teve a mediação da gerente de Comunicação e Marketing da Seguradora, Danielle Titton Fagaraz.

Tawil considera o chamado novo normal como uma situação transitória, caótica e que acima de tudo, está trazendo para o ser humano certa linearidade dentro do caos. “Na realidade que estávamos acostumados a viver até a metade do mês de março existia uma linearidade, apesar dos inúmeros problemas. Mas na atual situação de pandemia, que eu considero um pandemônio, a sociedade é obrigada a utilizar máscaras e conviver com uma realidade constante de cuidados especiais de higienização, além de que todos passaram a utilizar mais o digital e tornando-se mais críticos, considero que estamos nos transformando enquanto pessoas físicas e jurídicas. Na minha avaliação é isso que eu chamo de novo normal”, argumentou o estrategista em comunicação.

Danielle perguntou para o entrevistado em que aspectos a crise decorrente da pandemia provocada pela Covid-19 tem de tão diferente de outros momentos de instabilidade já vividos. “Essa nova realidade faz com que convivamos diariamente com a morte e isso não ocorria antes, pois os óbitos de outras ocorrência são diluídos, enquanto que devido ao novo coronavírus a morte é algo permanente e que pode atingir a todos. Esse é o grande fator dessa pandemia”, explicou Tawil.

Ao abordar aspectos relativos ao comportamento de compra, Tawil fez referências a um estudo da WPP que dividiu a mudança de comportamento em alguns pontos, como: mobilidade, alteração da vida social, excesso de informação e fatores emocionais.

“Diante da nova realidade a sociedade está questionando se é preciso atravessar a cidade para ir trabalhar ou fazer um curso. E isso influencia diretamente na mobilidade das cidades. Será que vale a pena a pessoa ficar espremida com o público para assistir um show ou não valeria mais assistir ao mesmo espetáculo no conforto da residência pelo youtube?”.

Ao explanar especificamente sobre aspectos comerciais, o entrevistado salientou que o consumidor está mais criterioso. “As pessoas vão pensar dez vezes se vão efetuar uma compra. No caso de seguros, cabe ao corretor ter sensibilidade para lidar com esse novo cliente que é mais coerente e questionador. Por isso considero fundamental o papel do corretor para o convencimento das pessoas”, observou o estrategista de comunicação.

Na avaliação de Tawil a sociedade tornou-se bastante preocupada em relação a segurança. Ele pontuou que essa questão de prevenção não é apenas relativa ao seguro. “Vimos que nessa pandemia, ninguém se precaveu. Quem me garante que daqui a dois anos não haverá uma nova pandemia? As pessoas estão entendendo que é necessário um trabalho de prevenção., conduta que estamos vendo que não aconteceu”, observou.

Em atividades como cursos, artigos, lives para empreendedores o que se têm sido enfatizado é que a dificuldade enfrentada pela sociedade existe pelo fato de que não houve prevenção. “Não se trata apenas de ter ou não um seguro, mas de possuir a mentalidade da proteção”, refletiu o entrevistado.

Especificamente ao abordar a temática comunicação, o entrevistado disse que tem uma responsabilidade grande. “Ser compreendido é uma arte. A comunicação é um aspecto fundamental tanto para empresas, como para pessoas. É muito importante saber se comunicar de forma clara, transparente e presente para ser lembrado”, concluiu.

 

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