>

Mercado de cosseguro está em crescimento e as seguradoras precisam estar atentas a este negócio

28.12.2020 - Fonte: CQCS

negocios-corretor-seguros-empreendedorismo

O mercado de cosseguro está em franco aquecimento e as seguradoras necessitam de melhorias neste processo. A afirmação é do Arquiteto Corporativo da SAP, Leandro Santos, que, em entrevista para o CQCS, aponta uma mudança no relacionamento entre as congêneres, que, em 2020, estão mais próximas em seus relacionamentos comerciais e o consequente aumento no número de transações deste mercado.

Segundo Santos, o mercado percebeu que algumas seguradoras têm maior capilaridade no cenário de venda e apoiam subscrevendo e compartilhando os riscos de um produto ou cliente. Por outro lado, as seguradoras líderes devem manter seu grau de riscos associados ao patrimônio equilibrado, podendo assumir riscos que sozinhas não fariam. “Além disto, há uma real consolidação das transações no mercado segurador, não sendo repassado a outro segmento e fortalecendo as empresas que participam das transações”, comenta o executivo.

Ele acrescenta que realizar esse tipo de operação envolve muitas informações. Nesse cenário, a SAP pode ajudar as companhias a buscar soluções que minimizem os riscos nesta operação, gerar confiabilidade entre as informações trocadas e, principalmente, que os valores transacionados estejam na mão do CFO de maneira clara e rápida. “A SAP pode contribuir através de soluções e tecnologia que são reconhecidas globalmente como seguras e que trabalham com alto volume de informações”, acentua o executivo.

Para as empresas que pretendem investir mais nesse tipo de negócio, ele aconselha a estruturação interna da área comercial, em parceria com a gestão de subscrição. “É o primeiro passo para o início de negociação. Mas, mais do que isto, é preciso preparar o modelo operacional para transações em alto volume, seja ele quantitativo ou de valores elevados, construindo processos que sejam confiáveis, visão única das transações e finalmente escalável”, sugere.

Notícias Relacionadas