>

Mulheres que inspiram: Ana Maria Pinto

15.03.2021 - Fonte: Seguro Gaúcho

Ana Maria Pinto

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Seguro Gaúcho está apresentando o perfil de algumas mulheres que se destacam por sua atuação dentro do Mercado Segurador no Rio Grande do Sul. O perfil a seguir contemplará a nova Superintendente Comercial, Comunicação e Marketing do GBOEX, Ana Maria Pinto.

Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing Digital e em Gestão Comercial de Seguros, pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), Ana Maria atua há 26 no mercado segurador. Foi de forma ocasional que ela ingressou no setor, na época na Itaú Seguros, onde relembra com muita admiração e agradece pelas aprendizagens passadas.

A dedicação e o desejo de trilhar uma carreira promissora fizeram com ela buscasse novos desafios e aperfeiçoamento constante, investindo em cursos de extensão e pós-graduações. “No seguro trabalhei com emissão de apólices, cálculos de riscos diversos, atendimento a corretores e me especializei, em transportes nacionais e internacionais”, relembra. Há 21 anos no GBOEX, Ana Maria atua na área comercial e marketing, tendo desempenhado os cargos de chefe de seção, gerente, assessora e superintendente.

Estando à frente da Superintendência de Marketing da Entidade desde 2019, a executiva está diante de um novo desafio que é comandar a recém criada Superintendência Comercial, Comunicação e Marketing, junção dos setores de marketing e comercial. “Gosto de desafios. Essa nova função também é o reconhecimento de muito esforço e dedicação, de um trabalho realizado em conjunto com uma equipe bastante qualificada que me acompanha há alguns anos. Amo minha profissão e tenho muito carinho e respeito pela empresa que me acolhe tão bem e que me oportuniza aplicar todos os ensinamentos acadêmicos com a prática do dia a dia, além de poder realizar aquele sonho de quando ingressamos no mercado de trabalho, de criar uma carreira promissora”, enfatiza.

Quando o assunto é a participação feminina no ambiente profissional, Ana Maria considera que a presença de mulheres é bem maior e mais significativa, se comparada à época que ela ingressou no setor. “Nos lugares em que eu trabalhei não tive problemas de discriminação e nem sofri resistências. Sempre me foram proporcionadas grandes oportunidades. Mas sabemos que, de modo geral, nem sempre é desta forma. Atualmente as mulheres têm mais expressão e representatividade em diversos setores, inclusive no segmento de seguros. Hoje, existem muitas iniciativas e eventos específicos para aquelas que empreendem no setor securitário, como o tradicional Encontro Feminino realizado pelo SINCOR RS. Temos mulheres em cargos de diretoria, à frente de muitas entidades como CVG/RS, Clube das Gurias e até no setor de comunicação”, ressalta a executiva, que por duas gestões foi ainda presidente do Clube da Pedrinha do RS.

Entre tantas mulheres que se destacam e servem de inspiração, Ana Maria relembra alguns nomes: “Jane Manssur, Yara Bolina, Suellen Farias, Roseli de Castro, Andréia Araújo e Júlia Senna Carvalho. Mas destaco também o apoio que recebo das profissionais que convivo diariamente e que atuam com muita dedicação e compromisso”.

Devido a sua vivência profissional, Ana Maria considera que as mulheres devem seguir trabalhando com foco e determinação que o reconhecimento virá naturalmente. Questionada sobre o empoderamento feminino, a profissional destaca: “acredito que o empoderamento feminino no ambiente de trabalho se traduz em maturidade, segurança e experiência no que está sendo realizado. O trabalho de homens e mulheres é igualmente essencial. Considero que tanto a boa convivência como a harmonização são imprescindíveis em qualquer ambiente profissional”.

Por fim, quando não está envolvida com suas atribuições profissionais, a executiva aproveita seus momentos de folga para ficar ao lado da família. Ana Maria também gosta de viajar, assistir a filmes, séries e ler sobre os mais diversos assuntos.

 

Notícias Relacionadas