>

Mulheres que inspiram: Cláudia Piccinini

26.03.2021 - Fonte: Seguro Gaúcho

Claudia Piccinini - ICATU (1)

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Seguro Gaúcho apresenta hoje mais um perfil feminino do Mercado Segurador do Rio Grande do Sul. Desta vez, o destaque é a gerente comercial da Icatu Seguros, Cláudia Piccinini.

A trajetória de Cláudia no setor iniciou na Bamerindus Seguros, em 1993. Nessa Companhia, ela teve a oportunidade de integrar a área de atendimento, o que a possibilitou ter contato direto com todos os ramos de seguro. No ano 2000, Cláudia foi promovida para a área comercial e em 2002 passou a atuar exclusivamente na carteira de Previdência Privada: “a opção que fiz em me desenvolver na área de previdência privada, numa época em que o ramo não era tão reconhecido, foi crucial para o caminho que trilhei”.

Em 2005, ingressou na Seguradora MetLife, onde permaneceu por sete anos e teve a possibilidade de desenvolver ainda mais sua expertise no segmento de Previdência. “No ano de 2012 recebi o convite do César Saut para integrar a equipe da Icatu onde, com muita alegria, honra e orgulho, estou até hoje”.

Na gerência comercial da Icatu, Cláudia atua no desenvolvimento de novos negócios corporativos e individuais dos ramos de vida, previdência e capitalização. “Meu trabalho vai desde a formatação de um novo produto até o incremento da carteira dos produtos convencionais nos canais Corretor e Parcerias”.

Com uma jornada profissional que já acumula 28 anos de atuação no setor, Cláudia pode analisar com propriedade a participação feminina no mercado segurador. “Quando comecei, existiam poucas mulheres em cargos estratégicos. Ao longo desse período o que mais mudou, no meu ponto de vista, foi o respeito que conquistamos e o profissionalismo com que passamos a ser tratadas. Isso resultou numa representatividade feminina muito maior em nosso mercado”, observa. Na opinião da gerente comercial, o jogo de cintura e sensibilidade das mulheres ao lidar com as situações foi e ainda é fator determinante dessa mudança de cenário.

E Cláudia pode observar esse movimento em prol das mulheres na empresa em que trabalha atualmente. “Mais de 50% dos colaboradores da Icatu são do sexo feminino, inclusive a Presidente do Conselho e a Economista Chefe do Grupo. Na sucursal da Seguradora, em nosso Estado, temos uma diretora e uma superintendente que construíram suas carreiras dentro da Companhia”.

Nos momentos de folga, Cláudia aprecia uma boa leitura. Entretanto, seu passatempo preferido é ficar ao lado da família: “no momento minha predileção está em aproveitar ao máximo a presença de meus dois filhos e de meu marido. O tempo passa muito rápido”.

Notícias Relacionadas