>

Mulheres que inspiram: Luciana Cure

24.03.2021 - Fonte: Seguro Gaúcho

Luciana Cure - Tokio Marine (1)

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em todo o mundo para reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais femininas. E em homenagem a essa data especial, celebrada em 8 de março, o Seguro Gaúcho está apresentando o perfil de algumas mulheres que se destacam no mercado segurador do Rio Grande do Sul. Confira abaixo a trajetória da gerente da sucursal de Caxias do Sul da Tokio Marine, Luciana Cure.

Graduada em Relações Públicas com especialização em Marketing e MBA em Gestão Empresarial, Empreendedorismo e Marketing, Luciana é gerente da Sucursal Caxias do Sul da Tokio Marine e também do Escritório da Seguradora em Passo Fundo. Suas atribuições são realizar a gestão do atendimento comercial aos corretores e assessoria, bem como das equipes comercial e interna; e a gestão de processos administrativos das unidades.

A trajetória de Luciana no mercado segurador começou há 25 anos e nesse período ela percorreu um longo caminho. “Comecei como trainee de gerente comercial na antiga Real Seguros, em março de 1996, em Porto Alegre. Em 2005, a Tokio Marine adquiriu a Real Seguros e eu permaneci na Companhia. Em 2006 tive a oportunidade de trabalhar em São Paulo. Lá prestei atendimento aos corretores da região do ABC Paulista. No ano de 2009, retornei para Porto Alegre, onde permaneci até ser promovida a gerente da Sucursal Caxias do Sul, em 2012”.

Ao analisar a participação feminina no mercado segurador, em relação à época que iniciou, a executiva acha que ocorreram modificações substanciais. “Os tempos mudaram e, principalmente, todas nós mudamos. No passado, a participação feminina nas funções de gestão era menor, mas no atendimento comercial sempre foi muito equilibrado. Atualmente, existe equilíbrio entre homens e mulheres nos cargos de gestão”, observa.
Luciana percebeu também que está crescendo o número de mulheres que comandam e administram corretoras de seguros. Entretanto, ela acha que no setor de seguros o universo feminino pode crescer mais. “Ainda somos uma sociedade com traços patriarcais, mas estamos no caminho certo, evoluindo a cada dia”.

Nas horas de folga, Luciana sempre gostou muito de viajar ou de estar ao lado da família e de amigos, mas a pandemia modificou seus hábitos: “2020 foi o ano em que vimos tudo mudar. Está quase inviável viajar e reunir as pessoas que gostamos. Desta forma, estou sempre conectada nas redes sociais, já que o ambiente digital passou a ser um local de encontros”.

 

Notícias Relacionadas