>

O cenário econômico e seus desdobramentos na avaliação de Victoria Werneck, economista da Icatu

22.10.2021 - Fonte: Seguro Gaúcho

445

A Icatu promoveu em seu canal no Youtube na manhã de quinta-feira, 21 de outubro, mais uma edição do “Conversa com Especialista” com a economista-chefe da Icatu Seguros, Victoria Werneck, que fez um balanço dos acontecimentos no Brasil e no mundo. A mediação do encontro virtual foi de Talita Raupp, que integra a equipe de previdência da Seguradora.

Ao afirmar que estamos passando por uma semana muito complicada, Victoria iniciou sua fala demonstrando certa preocupação com o atual momento. A economista observou que há menos de um ano do pleito eleitoral o governo federal está completamente mobilizado com a reeleição e não olha para outra coisa. “A taxa oficial para a inflação em 12 meses, já está na casa de dois dígitos e no caso dos alimentos e da energia a elevação é ainda maior. A perspectiva é que a elevação da taxa básica de juros entrará em terreno claramente restritivo. As expectativas estão cada vez mais pessimistas para o crescimento do PIB em 2022, acentuadas pelo temor do desdobramento da crise hídrica”, ressaltou a economista.

Sua análise destacou que a aparente melhora das contas públicas, propiciada pela aceleração da inflação provou ser mais efêmera do que se esperava. Na opinião de Victoria a tão esperada folga fiscal para a expansão de gastos primários provou-se muito menor do que parecia há poucos meses. A especialista argumentou que o governo federal está correndo contra o tempo para viabilizar o programa Auxílio Brasil, que é parecido com o antigo Bolsa Família. Para ela, com essa medida o presidente Jair Bolsonaro espera recuperar sua popularidade. “Só que não está fácil de ser encontrada uma forma respeitável de abrir espaço fiscal para o novo Auxílio Brasil e para os diversos paliativos contra a aceleração da inflação, como algum tipo de subsídio ao gás de cozinha, cujo preço está muito elevado”, pontuou.

No cenário político Victoria comentou sobre as dificuldades no Senado com a aprovação da reforma do IR e da PEC dos precatórios. Ela fez comentários a respeito da pesquisa Datafolha sobre a avaliação do presidente Bolsonaro. Também abordou as projeções de outubro de 2021 feitas pelo FMI relativas ao PIB Mundial, além de apresentar gráfico demonstrando que a inflação está em alta não apenas no Brasil mas em importantes países como EUA, Reino Unido, Alemanha, Canadá, entre outros. “Esse fato é decorrente de uma conjunção que raramente aconteceu no passado. Com a pandemia houve um excesso tanto de gastos ficais como de políticas monetárias extremamente frouxas. E isso demonstrou que temos uma situação mundial de excesso de demanda, ao ponto de que não temos insumos, componentes e semicondutores suficientes para poder produzir o que está sendo demandado”, explicou a economista.

Suas análises ainda abordaram aspectos de setores específicos da economia e outros desdobramentos. Confira na íntegra a avaliação, os comentários e bate-papo da especialista com a mediadora Talita Raupp.


Saiba mais sobre Victória Werneck

Victória é graduada em Economia e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ao longo de sua carreira, atuou como economista-chefe do Banco de Investimentos UBS, da corretora BBA Icatu e do Banco Icatu, e economista-sênior do Departamento Econômico da Confederação Nacional da Indústria. Foi também professora do Departamento de Economia da PUC - Rio.

Notícias Relacionadas