>

O Mercado Segurador e perspectivas do setor

19.11.2021 - Fonte: Seguro Gaúcho

seguro-gaucho (4)

A Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB RS) em conjunto com a Comissão Especial de Seguros e Previdência Complementar da OAB/RS (CESPC) promoveu o evento virtual O Mercado Segurador e Perspectivas do Setor na manhã de quarta-feira, 17 de novembro canal da ESA/RS no YouTube e no Portal do Aluno.

Três painéis abordaram temáticas significativas como a regulação do setor à comercialização dos players envolvidos e o segurado, o crescimento do mercado e as oportunidades que estão sendo geradas pelas novas tecnologias aliadas às novas regulamentações da SUSEP. A atividade foi conduzida pela Coordenadora GT da CESPC da ESA – OAB/RS, Jaqueline Wichineski dos Santos.

Inovações e boas práticas do mercado segurador foi o tema do primeiro painel que contou com a participação do presidente do Sindseg-RS e diretor territorial da Mapfre RS/SC, Guilherme Bini, e do presidente do Sincor-RS, Ricardo Pansera. A mediação ficou por conta do presidente da CESPC OAB/RS, Ricardo Villar, que considera promissor o atual momento do mercado segurador que vem apresentado mudanças pontuais e importantes. “Umas das principais ideias desse encontro virtual é proporcionar uma visão macro do mercado segurador, contemplando não apenas números, mas também inovações e adequações a sociedade de risco. O setor de seguros é um mercado pujante em pleno crescimento”, ressaltou Villar.

Guilherme Bini explanou sobre as expectativas de mercado e oportunidades, além de apresentar números mercadológicos tanto em nível nacional como regional. O executivo mostrou um estudo desenvolvido pela Mapfre Economics denominado “Indice Global de Potencial Segurador “(GIP), num ranking que analisou 96 nações, apontando o Brasil como o 8º país com maior potencial para crescimento do setor segurador pelo terceiro ano consecutivo. “Trata-se de um estudo público com base nas oportunidades e potencial de crescimento de mercado, em que são analisadas a renda percapita, a evolução do país e tudo que pode agregar no aumento da venda e do consumo de seguro. A posição do Brasil engloba os segmentos vida e não vida”, explicou Bini.

Diante dos resultados apresentados no estudo GIP, o presidente do Sindseg-RS argumentou que o valor social de proteção das pessoas, de patrimônio e de seguros vem aumentando a cada ano: “de 2020 para cá, com o surgimento da pandemia, percebemos um aumento na preocupação e mudança de hábito do consumidor para a questão seguros. Tivemos um avanço significativo nas carteiras de seguro de vida e residencial/patrimonial, em que as pessoas entendem muito a necessidade de proteger seus patrimônios e suas famílias”.

Já Ricardo Pansera disse que o mercado de seguros apresenta grande facilidade de adaptação e que o segmento se reinventou diante da pandemia, não deixando o consumidor desamparado: “o seguro não parou de dar garantias, tanto para vida, como para saúde e patrimônios”. Pansera argumentou que graças a atuação do Sincor e da Fenacor que sempre buscaram qualificar e valorizar os corretores profissionais de seguros, a categoria é reconhecida como imprescindível pelo consumidor: “somos considerados pelos clientes como conselheiros e especialistas. Muitas pessoas já compreendem que o corretor de seguros é quem irá prestar atendimento e orientação na hora de segurar o patrimônio e também no momento de um sinistro”.

Pansera salientou que de forma pioneira o Sincor-RS disponibiliza aos seus corretores associados ferramentas tecnológicas inovadoras para a precificação dos riscos e para a gestão do clientes. “Uma plataforma multi cálculos que possibilita ao corretor inserir os dados de um automóvel e automaticamente obter 15 cotações das seguradoras que ele elencou. Isso possibilita mais agilidade e tempo para preparar os melhores benefícios aos segurados”, exemplificou o presidente do Sincor-RS.

Do alto de sua experiência no setor, Pansera ressaltou que o corretor de seguros deve ficar atento as tendências e necessidades de uma sociedade constante transformação: “o corretor profissional deve desenhar soluções inovadoras para atender as necessidades do consumidor”.

O advogado Lucio Bragança, do escritório Agrifoglio Vianna, foi o mediador do segundo painel que debateu o Open Insurance e contou com a participação de Giovana Job e Vinícius Serafim. Já no início de sua fala Lúcio Bragança repetiu uma frase pronunciada por Pansera de que a função do corretor de seguros é gerar encantamento: “isso representa em um nível mais profundo o que todos estamos fazendo nesse encontro virtual. A maneira mais autentica e genuína de gerar encantamento é preocupar-se em ver os outros bem e essa é a função do advogado, do corretor e também das companhias seguradoras. Dessa forma conseguimos construir uma verdadeira sociedade”.

Na avaliação de Lúcio o painel que ele mediou abordou a temática do Open Insurance de forma interdisciplinar, que é a forma como ele enxerga a melhor função do Direito. “As ciência jurídicas e sociais tratam dos bens da vida. Nesse painel temos uma visão que não corresponde exclusivamente a visão jurídica, o que enriquece nossa percepção sobre o tema debatido. O Direito tem que nos dar uma formatação jurídica daquilo que é o melhor para a sociedade”, conclui o advogado.

Também participaram do evento virtual Níris Cristina da Cunha, Pery Saraiva Neto e José Vitor Gonçalves Lopes Júnior. 


Notícias Relacionadas