O recomeço após a tragédia climática no Rio Grande do Sul
08.08.2024 - Fonte: Seguro Gaúcho l Andréia Pires
A população gaúcha nunca mais será a mesma depois da chuva que assolou o Rio Grande do Sul, nos últimos dias de abril e nos primeiros do mês de maio. A tragédia climática causou perdas devastadoras e de todos os sentimentos que têm se feito presentes na vida das pessoas, após ela, o esquecimento é o único, para o qual não há espaço.
Dentro do cenário atual do estado e de todas as histórias que estão sendo e precisam ser contatas, é a vez de falarmos da experiência desafiadora de reconstruir o próprio negócio e a vida, pela qual a empresária Elidiane Rodrigues, tem passado. Da loja, localizada no bairro Harmonia, em Canoas, restaram os incontáveis prejuízos e estragos. “No primeiro momento, a Sunshine foi destruída completamente, o que impossibilitou o atendimento presencial e demandou investimentos em reformas para retomarmos as operações", explica a lojista, salientando que, “a situação foi agravada pela dificuldade enfrentada pelos clientes, que também foram severamente afetados pela enchente”.
Dos prejuízos significativos, incluindo a perda de móveis, eletrônicos e documentos, a canoense recorda: “Retiramos as mercadorias durante a madrugada, mas perdemos um carro que estava na garagem e enfrentamos danos substanciais à estrutura elétrica e iluminação". O valor total dos estragos causados pela água ainda não foi contabilizado.
Adaptação e retomada
Com as portas fechadas desde o dia anterior à enchente, a equipe encontrou uma alternativa viável para continuar suas operações. "Durante o período de fechamento, realizamos vendas online através do Instagram, vendendo mercadorias que conseguimos salvar", relata. A loja só reabriu fisicamente em 13 de julho, no Canoas Shopping, após uma acolhida calorosa da equipe do centro comercial, que facilitou a transição com suporte crucial.
Apoio e nova experiência
Elidiane expressa gratidão pelo suporte recebido: "A equipe do Canoas Shopping, liderada pela superintendente Marli Schneider e o gestor Luiz, foi essencial para nossa rápida recuperação. Sem essa ajuda, a limpeza e reforma, teriam levado muito mais tempo e recursos". A experiência no novo espaço, com horários de funcionamento mais extensos e um atendimento mais intenso, trouxe novas perspectivas para ao negócio.
O futuro da Sunshine agora depende do sucesso no novo endereço. "Se o faturamento se enquadrar nas nossas expectativas, acreditamos que o shopping pode ser nosso novo lar, trazendo visibilidade e novas experiências", afirma a empresária.
Impacto na residência
Além dos danos à loja, a residência da empreendedora também foi afetada. "A água atingiu cerca de 2,92 metros dentro do prédio, causando danos significativos, mas não afetou as mercadorias salvas", detalha. O resgate em barco, feito por um conhecido, foi um momento crítico, onde ela e sua família foram retirados da residência em meio à enchente.
A história de Elidiane Rodrigues é um testemunho da resiliência e adaptação diante de adversidades extremas. A jornada de recuperação da Sunshine destaca a importância do apoio comunitário e a força de enfrentar desafios com esperança e determinação.
Notícias Relacionadas
Bradesco Saúde e Bradesco Vida e Previdência premiam destaques em vendas durante evento no Acampamento Farroupilha
13.09.2024
Ao lado dos parceiros de negócios, Evvolue celebra seu crescimento com jantar no Acampamento Farroupilha
13.09.2024
Em linha com práticas ESG, Tokio Marine Aluguel passa a oferecer Assistência Sustentável
16.09.2024