>

Páscoa e esperança: GBOEX repassa dicas de especialista para cuidados com a saúde mental

30.03.2021 - Fonte: Ampliare Comunicação

pascoa-gboex-familia-amor-

A Páscoa é uma celebração que rememora a esperança em novos tempos. Neste ano, mais uma vez, nem todos os encontros serão possíveis para a comemoração da data, mas o GBOEX quer incentivar o cuidado com a saúde integral e destaca a oportunidade de aproveitar o momento para instigar bons sentimentos. Por isso, convidou a psicóloga clínica, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Carolina Trois, para comentar sobre o tema.

"Datas comemorativas têm o papel de nos trazerem mensagens específicas e nos lembrarem de continuarmos acreditando em um amanhã melhor", ressalta Carolina. Conforme a especialista, os eventos negativos não serão apagados, pois não é possível negar dados de realidade quando são difíceis. "Mas podemos olhar para outras perspectivas, mesmo que momentaneamente, podendo servir como um exercício para reavaliar nossas escolhas e instilar sentimentos de esperança", explica.

A pandemia e as consequências geradas no novo cenário causaram impactos na saúde mental das pessoas: ansiedade, depressão, sentimento de desesperança em relação ao futuro, baixa autoestima, solidão e tédio. De acordo com a psicóloga, diante dessas ameaças, é importante reservar um espaço do dia para olhar para si, ouvir o corpo e a mente para saber o que eles estão nos dizendo a respeito das emoções.

Entre as sugestões de cuidado da especialista, estão: limitar o tempo de uso do celular, redes sociais e o acompanhamento de notícias catastróficas, pois contribuem para o aumento da ansiedade e mal-estar; e procurar retomar atividades prazerosas, como desenhar, pintar, ler, ouvir música e escrever. "A prática de atividades físicas está diretamente ligada com o bem-estar mental. Sempre que possível, invista nessas atividades. Muitos dedicam grande parte das horas do seu dia ao home office, mas sempre é possível encontrar um tempinho. Lembre-se: é tudo uma questão de reavaliar suas prioridades", recomenda.

Para Carolina, nutrir sentimentos de esperança é imprescindível para nos mantermos vivos. Por mais que estejamos vivendo um momento atípico e difícil, buscar estratégias para se adaptar, avaliando prós e contras, é necessário para uma melhor qualidade de vida. A especialista também orienta o contato com pessoas que são boas companhias, "alegram e com as quais você se sente à vontade para conversar".

Todas as dicas podem contribuir para manter a saúde mental em dia e motivar a alegria, especialmente em datas como a Páscoa. Porém, a psicóloga salienta que, ao sentir necessidade de apoio, é preciso buscar a ajuda de um profissional para um tratamento adequado.

Rede de Convênios – A Psicologia é uma das especialidades disponíveis na Rede de Convênios GBOEX. O espaço integra mais de 5.000 produtos e serviços com vantagens para os associados da entidade. A iniciativa existe há mais de 50 anos e é constantemente atualizada, inclusive para oferecer novos formatos de utilização, como consultas on-line. Além disso, também apresenta opções em lojas de presentes, do setor de alimentos, estabelecimentos de lazer, farmácias, entre outros.

Mais informações: acesse o site daRede de Convênios ou faça o download do aplicativo GBOEX Integra. Para ampliar a segurança dos usuários, o site requer login e senha, os mesmos dados utilizados no Portal do Associado e no aplicativo.

Notícias Relacionadas