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Porto Seguro quer ser mais que ‘apenas’ uma companhia de seguros, diz BTG Pactual

20.01.2021 - Fonte: Valor Investe

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A empresa pretende acelerar o crescimento de várias “verticais”, como saúde, seguro, serviços financeiros e serviços em geral.

A Porto Seguro quer ir além de ser “apenas” uma companhia de seguros, diz o BTG Pactual em relatório no qual detalha as estratégias do grupo após conversa com o presidente do conselho de administração Bruno Garfinkel.

O chairman da Porto é filho do acionista controlador Jayme Garfinkel e atua na companhia desde 2003. Segundo o BTG, uma das metas do grupo é dobrar a base de clientes, atualmente entre 8 milhões a 9 milhoes, em um horizonte de cinco anos.

O atual presidente do conselho assumiu o posto há um ano e meio, após a saída de seu pai do dia a dia da empresa. Conforme o BTG, o executivo recebeu a missão de “repensar a alocação de ativos e o gerenciamento de capital” do grupo.

O plano estratégico para os próximos cinco anos da Porto se baseia na própria filosofia expressa no nome da companhia, como um “refúgio seguro” aos clientes. Com essa proposta, a empresa pretende acelerar o crescimento de várias “verticais”, como saúde, seguro, serviços financeiros e serviços em geral.

O banco ressalva que, devido à liderança da Porto no segmento de seguros auto, “é difícil dobrar o número de clientes aqui”. Mas, apontam os analistas, a companhia pode criar novos produtos e serviços para aumentar a penetração de seguros para veículos entre a população.

De acordo com o BTG, está nos planos da Porto também monetizar a ampla infraestrutura de lojas de atendimento para serviços automotivos. Hoje “a ampla estrutura de guinchos e lojas de reparos é basicamente um centro de custos”. Mas a companhia pretende começar a oferecer serviços de manutenção pagos também.

No caso da vertical de saúde, o grupo quer aproveitar os impactos da pandemia que acelerou o desenvolvimento tecnológico do setor, como a liberação da telemedicina. “A Porto foi uma ‘vendedora’ de seu braço de saúde no passado, mas agora é uma compradora”, dizem os analistas.

De acordo com o BTG, a Porto tem observado com atenção a operação da insurtech americana Oscar Health. A companhia de seguros estuda, inclusive, separar a unidade de saúde em uma empresa separada, diz o banco.

A casa de análise explica que a Oscar Health tem um modelo de negócios baseado em ciência de dados e desenvolveu um aplicativo muito eficiente e atrativos aos usuários. O app oferece descontos aos clientes baseados no cumprimento de metas por dia, como forma de criar bons hábitos. O uso contínuo também cria o hábito para os usuários de consultar o aplicativo primeiro, quando se sentem doentes.O BTG afirma que a Porto está desenvolvendo um aplicativo similar para lançar um novo modelo de negócios para a área de saúde. O banco ressalta que a companhia já começou a criar novos produtos nessa vertical como o “Porto Cuida”, lançado no fim de 2020.

O produto cobra uma taxa mensal de R$ 19,90 e é voltado para a população de baixa renda. Com o Porto Cuida, os clientes têm acesso a consultas médicas por meio de telemedicina e conseguem realizar exames com preços abaixo do mercado na rede credenciada.

A Porto, avaliam os analistas do banco, já é hoje mais do que uma companhia de seguros para veículos, com diversas verticais, incluindo serviços financeiros. Mas pode expandir muito mais as unidades.

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