>

Seguradoras e assessorias vislumbram cenário promissor para o mercado

28.09.2020 - Fonte: DG Comunicação

Design sem nome (63)

Cenário foi evidenciado durante 2º Encontro Magno das Aconsegs.

O mercado de seguros e as assessorias vão sair mais fortalecidos do período pós-pandemia. O setor demonstrou resiliência, capacidade de organização, inovação e preparo tecnológico. Essa foi a mensagem que marcou o 2º Encontro Magno das Aconsegs, que aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro, com a presença de executivos de companhias e profissionais do segmento de assessorias.

Realizado pela Aconseg-MG, o evento virtual contou com o apoio das associações de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.

Presidentes e diretores das seguradoras mostraram-se otimistas quanto à recuperação econômica e fizeram questão de ressaltar a importância das assessorias de seguros como canal de distribuição das companhias. Também avaliaram o atual cenário do segmento e as tendências para o futuro.

O presidente da HDI Seguros, Murilo Setti Riedel, explicou que até pouco tempo a companhia não operava com as assessorias. “Hoje não temos dúvida do valor que essas empresas têm. Elas trazem racionalidade para as seguradoras que não possuem condições de oferecer suporte a todos os corretores. São uma alternativa econômica e tecnológica muito eficiente tanto para corretores de pequeno quanto grande portes”, salientou.

José Adalberto Ferrara, CEO da Tokio Marine, disse que as assessorias são consideradas “verdadeiras sucursais” da companhia tamanha a importância que a empresa dá ao canal. “As assessorias são estratégicas para nós. São como sucursais da companhia, tanto que criamos um portal exclusivo para elas”.

O executivo provocou os empreendedores de assessorias a pensarem “fora da caixa”. Segundo ele, “é preciso olhar o mercado de maneira mais pluralista pela gama de produtos que podemos oferecer aos clientes. Nosso mercado cresce na mesma proporção em que os corretores aumentam a capilaridade de seus negócios. As ferramentas digitais estão aí disponíveis para que possamos ofertar produtos de Norte a Sul do País”.

O diretor comercial da Allianz Seguros, Eduardo Dal Ri, comentou que os novos tempos exigem que as companhias repensem o modelo de trabalho e sua forma de atuação. “Já estamos desenvolvendo isso na Allianz globalmente. O objetivo é atuar sempre de forma eficiente, com processos mais simplificados e produtos adequados às necessidades dos clientes”.

Dal Ri não acredita na tese de que o corretor e as assessorias “vão acabar” por conta do incremento das vendas digitais de seguros e de novos entrantes no mercado. “Essa história já ficou para trás. Seremos cada vez mais exigidos e vamos nos reinventar ouvindo os corretores, assessorias e clientes”, acrescentou.

Transformação do mercado

O diretor do Canal Mercado Brasil da Bradesco Seguros, Leonardo Pereira de Freitas, foi o primeiro a falar no segundo dia do evento. Ele acredita que houve um fortalecimento do canal assessoria no período da pandemia. “Vocês conseguiram reagir muito prontamente às demandas específicas do momento, assumindo um papel de protagonismo nesse processo. Vimos uma mobilização grande das assessorias. Sabemos que não foi simples colocar suas equipes em home office rapidamente e continuar atendendo aos corretores com eficiência”, salientou.

De acordo com o executivo, o processo de digitalização está transformando o mercado de seguros de forma rápida. “Todos nós, seguradores, corretores e assessorias, fomos desafiados a acompanhar as mudanças e ter uma postura diferente, para oferecer experiências de consultorias especializadas aos nossos clientes. Cada vez mais ouviremos falar sobre atendimento e vendas empáticas. As pessoas não querem só produtos e, sim, propósitos e valores agregados para sua proteção. Quem entender esse novo cenário sairá na frente”.

O diretor nacional comercial da Suhai Seguradora, Robson Armando Tricarico, também aposta na racionalização e nos meios digitais para promover novos negócios e atrair mais consumidores. “A Suhai já nasceu digital. Para vocês terem ideia, não temos filiais. Oferecemos aos corretores todas as ferramentas necessárias para que eles se conectem ao cliente e façam novas parcerias. O consumidor quer agilidade. As assessorias têm um papel importante no apoio ao corretor nesse sentido e nós estamos aqui para oferecer todo suporte necessário”, ressaltou.

Encerramento do 2º Encontro
Os presidentes das Aconsegs encerraram o evento, que teve a mediação do professor Maurício Tadeu Barros Morais.

Hélio Opipari Junior, presidente da Aconseg-SP, parabenizou a diretoria da Aconseg-MG pela organização do Encontro e destacou tratar-se “de um evento único no mercado, que engrandece o segmento das assessorias”. Segundo o dirigente, o cenário é desafiador mas apresenta oportunidades e as assessorias devem exercer um protagonismo ainda maior no relacionamento com os corretores, “uma vez que a maioria delas são multimarcas e multiprodutos e a proximidade e a relação de confiança proporcionam uma compreensão maior das demandas, necessidades e anseios dos corretores de seguros”.

O presidente da Aconseg-RJ, Luiz Philipe Baeta, disse sentir-se honrado com o convite para o evento. “Participar de um encontro que aborda e celebra o trabalho das assessorias de seguros me honra bastante e julgo que acontece em um momento muito oportuno. Estarmos reunidos nos fortalece para pensar em novos projetos, impulsionar os já existentes e buscar novas formas de dialogar com os atores envolvidos em nossas operações”.

Celso Cunha Azevedo, presidente da Aconseg-RS, também parabenizou os organizadores do Encontro. “Sinto-me lisonjeado em fazer parte deste momento. Saímos daqui mais fortalecidos, com novas ideias e ações para levar aos nossos pares. As apresentações nos levaram a refletir e demonstraram o tamanho do nosso compromisso com os corretores. Muitos já se adaptaram ao novo cenário, mas a grande maioria vai precisar de nosso apoio para gerar negócios em tempos desafiadores”.

Anfitrião do Encontro, o presidente da Aconseg-MG, Robson Augusto Carneiro, agradeceu a presença expressiva das assessorias, seguradoras parceiras e autoridades do mercado. “Muito obrigado pela presença de todos que nos prestigiaram e também aos que colaboraram para que esse evento alcançasse êxito. Tivemos uma oportunidade única de trocar ideais, ouvir as considerações e projetos das companhias, discutir as perspectivas para o futuro. Vamos unir forças com as seguradoras e corretores para que nossa atividade seja cada vez mais valorizada”, finalizou.

Também prestigiaram o evento lideranças do mercado como os presidentes do SindSeg MG/GO/MT/DF, Marco Neves; Sincor-MG, Maria Filomena Branquinho; do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello. O 2º Encontro Magno das Aconsegs contou com patrocínio da Asseg Assessoria de Seguros, Asteseg Assessoria Técnica em Seguros, Classic Assessoria Vida e Previdência, FF Seguros e Gold Service Seguros.

Notícias Relacionadas