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Seguro pode ajudar as pessoas a quitarem dívidas de fim de ano

29.11.2021 - Fonte: CQCS

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As pessoas costumam gastar mais nos últimos meses do ano. São as compras da Black Friday, os presentes de natal, a ceia, viagens de fim de ano, férias, confraternizações. De acordo com uma matéria veiculada pelo Infomoney na última sexta-feira (26), tudo isso vai entrar na conta em um momento. A pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela que 7 em cada 10 brasileiros estão endividados.

Nesse contexto, o consumidor pode tomar uma série de atitudes: reorganizar as finanças, cortar gastos, procurar dívidas mais baratas como aquelas com garantia e crédito consignado ou ainda buscar um seguro prestamista. O seguro prestamista é uma modalidade de seguro que serve para garantir a quitação de uma dívida do segurado.

Essa dívida pode ser do cartão de crédito e financiamento de veículos ou imóveis até empréstimos consignados, consórcios ou carnês de lojas.

Funciona da mesma forma que outros tipos de seguro e garante o pagamento do prêmio no caso de uma demissão involuntária, invalidez ou fatalidades. A diferença é que o beneficiário deste tipo de seguro é a empresa credora, até o limite da dívida. Isso significa que se a indenização contratada for superior ao valor da dívida, o saldo restante é depositado para os beneficiários indicados pelo segurado.

Se, por acaso, o segurado contrair uma dívida de R$ 10 mil e contratar um seguro prestamista com cobertura para um capital de R$ 20 mil, caso haja um sinistro, a dívida será quitada e o saldo restante da indenização será creditado aos beneficiários indicados na apólice.

A contratação desse tipo de seguro, contudo, é feita via bancos, financeiras e varejistas e o segurado não fecha contrato diretamente com a seguradora. E, apesar de ser cobrado em algumas operações, sua adesão não é obrigatória.

De acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), o seguro prestamista teve crescimento de 11% de janeiro a setembro de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020. Na Zurich, a expansão do produto foi maior que o mercado: 27%.

“Com a oferta do produto, o intuito é oferecer um colchão financeiro que assegure a manutenção do crédito e, desta forma, proteja o patrimônio caso o segurado venha a ter algum contratempo”, diz Leonardo Grapeia, Diretor Executivo da Focus Financeira, que passou a oferecer o serviço em parceria com a Zurich Seguros.

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