>

Servidores de Luz: promovendo energia positiva através do Reiki

27.01.2021 - Fonte: Seguro Gaúcho

Servidores de Luz

O mercado segurador gaúcho sempre obteve grande destaque nacional devido a forte disseminação da cultura do seguro na região, a significativa produção comercial e a excelência de seus profissionais. O fortalecimento e a notoriedade das entidades gaúchas ligadas ao setor comprovam a importância do seguro no Rio Grande do Sul.

Foi em uma das atividades promovidas por uma dessas entidades, o Clube da Pedrinha do RS, que alguns de seus integrantes descobriram afinidades em comum sobre um assunto específico e aprofundaram o debate sobre essa temática. Em pouco tempo surgiu o grupo Servidores de Luz. Para saber mais a respeito do grupo, o Seguro Gaúcho conversou com Yara Bolina, Valdir Brusch e José Pedro Vianna.

Em um dos encontros dos Pedrinhas no ano de 2019, alguns de seus integrantes que praticam o Reiki começaram a dialogar sobre o tema, trocando informações. A conversa foi tão proveitosa e motivadora que gerou outros encontros e, posteriormente, aconteceram as primeiras sessões de Reiki na residência de uma das integrantes do grupo, Yara Bolina. Com o êxito da iniciativa houve a ideia da criação do grupo Servidores de Luz. Constituído por profissionais ligados ao mercado segurador, o grupo tem o propósito de auxiliar, através da aplicação de Reiki em parentes, amigos e colegas do segmento.

Já no início do bate-papo, Yara Bolina fez questão de destacar a diferença entre religião e espiritualidade, argumentando que a espiritualidade está relacionada às pessoas que vivem neste planeta e que estão sendo impulsionadas a buscar respostas e algo mais para suas vidas. De acordo com Yara, o Reiki constitui-se no elo que uniu o grupo: “todos nós buscávamos fazer algo a mais. A partir daí começamos a nos reunir e atender pessoas conhecidas que estavam necessitadas de uma ajuda espiritual para melhorar a vida cotidiana ou a saúde”.

José Pedro Vianna argumentou que aqueles que passam a estudar o Reiki começam a abrirem-se para outras vertentes de espiritualidade. “Muitas vezes o estudo dessa terapia integrativa leva a busca pelo conhecimento em outros caminhos, como o estudo de medicina chinesa, alquimia e cristais, por exemplo. Quando nos reunimos em grupo ocorre uma troca de energia e de conhecimentos muito rica”, salientou Vianna.

Ao aprofundar a explicação a respeito do Reiki e de seus benefícios, Valdir Brusch disse que as pessoas possuem centros energéticos responsáveis pela troca das energias, que são chamados de chakras. E que a prática dessa terapia integrativa provoca modificações significativas. “Quando começamos a praticar o Reiki, já no primeiro nível, mudamos de dentro para fora, pois modificamos nossa energia. O novo praticante de Reiki vai conectando-se a coisas boas, mentaliza energias positivas e começa a transmitir muito mais amor para o próximo”, enfatizou Brusch.

Quando alguém está hospitalizado ou tem algum outro tipo de necessidade o movimento Servidores de Luz atua em prol dessa pessoa. Yara Bolina relembrou que o grupo já realizou trabalhos de energização, equilíbrio e busca do auto-conhecimento em colegas e amigos que estavam hospitalizados com a saúde muito comprometida e obtiveram êxito. “Essas pessoas saíram da situação crítica que se encontravam pelo seu merecimento, mas também pelas sessões de Reiki que fizemos para elas”, explicou Yara. Antes do início da pandemia as sessões de Reiki aconteciam presencialmente a cada duas semanas, mas o distanciamento social impediu a prática do grupo, que continua se reunindo, mas agora de forma virtual: “se alguém estiver necessitando nós estaremos canalizando a energia vital do universo em favor dessa pessoa”.

Valdir Brusch observou que o Reiki não tem o propósito de curar as enfermidades, mas amenizar situações físicas, psicológicas e emocionais: “todas as pessoas que vivem no planeta têm que passar pelas próprias dificuldades. Ao aplicarmos o Reiki estamos equilibrando os chakras de outra pessoa e isso proporciona a melhora da depressão e de dores físicas”.

Diante de uma longa pandemia que já causou mais de 200 mil mortes no Brasil, José Pedro Vianna acha que ao término do isolamento social o grupo Servidores de Luz terá um importante papel de disseminação do Reiki para o mercado segurador. “Recentemente falei para a presidente do Clube da Pedrinha, Suellen Farias, sobre a possibilidade da realização de sessões de Reiki no retorno dos encontros presenciais da entidade. Essa iniciativa também servirá para explicar ao nosso setor os propósitos e benefícios dessa terapia integrativa”.

Atualmente o grupo Servidores de Luz é composto pelos seguintes integrantes: Yara Bolina, Valdir Brusch, Letícia Vaz, Luciana Rodrigues, Roseli de Castro, Denise Martins, José Pedro Vianna, Gisele Feijó e Ana Maria Pinto.

Saiba mais

O Reiki é uma técnica considerada como terapia integrativa, em que o Mestre Reikiano estende suas mãos sob partes do corpo do paciente para canalizar energia vital universal, a fim de restaurar o equilíbrio físico, regularizar suas funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional.

O método é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS), através do projeto de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Confira aqui mais informações.

Notícias Relacionadas