>

Sincor-SP é atacado por grupo cibercriminoso

16.06.2021 - Fonte: Sincor SP

pajsd

Ransomware é um tipo de vírus que, quando entra em um computador ou rede, criptografa todos os arquivos presentes e exige uma quantia de pagamento para a liberação.

O portal TecMundo informou ontem que um ransomware do Prometheus supostamente invadiu a rede de dados do Sincor-SP (Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de Seguros) e da empresa brasileira de acessórios Chilli Beans. De acordo com Germán Fernández, pesquisador de segurança chileno, os cibercriminosos do Prometheus já colocaram a venda dados das empresas referidas. Como prova, foram publicados supostos prints de tela dos dados internos da Chilli Beans e SINCOR.

O Sincor-SP confirmou. “Houve, de fato, a tentativa de invasão nossos sistemas, entretanto, não temos evidências de que a ação se consolidou. Todas as medidas técnicas foram tomadas para preservação da segurança dos sistemas do Sincor-SP e, doravante, serão impetrados todos os dispositivos administrativos e judiciais cabíveis. Oportunamente, traremos a público mais informações”, informa no comunicado.

O Prometheus é um grupo cibercriminoso, supostamente ligado ao famoso grupo REvil, que ataca empresas com ransomware desde fevereiro deste ano. Ainda não se sabe qual o valor exigido para o resgate dos arquivos. A equipe criminosa que implantou o ransomware, em comunicado, afirmou que espera contato das empresas envolvidas para o pagamento.

Ransomware é um tipo de vírus que, quando entra em um computador ou rede, criptografa todos os arquivos presentes e exige uma quantia de pagamento para a liberação. É como um sequestro, porém digital. Normalmente, são exigidas quantias altas em criptomoedas. Recentemente, uma das maiores frigoríficas do mundo, a JBS pagou cerca de US$ 11 milhões para reaver seus arquivos após um ataque de ransomware do REvil em seus sistemas.

Notícias Relacionadas