>

Solange Vieira participa de webinar da FGV sobre o setor de seguros

12.04.2021 - Fonte: Seguro Gaúcho

2ada5c38-8ef7-41d6-bbe2-4c589315d8f3

A FGV promoveu o webinar "Seguros: uma reflexão contemporânea", que contou com a participação da Superintendente da Susep, Solange Vieira. Com o objetivo de debater as inovações do mercado de seguros no Brasil e a importância da habilitação para os profissionais do setor, o evento virtual foi realizado na manhã de sexta-feira, 09 de abril, no canal da FGV no YouTube.

Solange Vieira explanou na abertura da atividade virtual, demonstrando a importância do seguro dentro do contexto sócio-econômico da sociedade: “o seguro impacta o custo de investimentos, construções de rodovia e hidrelétricas, além de estar presente no custo do empréstimo. Todo o processo de investimento no país perpassa o seguro”.

Ao falar especificamente sobre o processo de transformação regulatória que o segmento atravessa, a executiva disse que a entidade está realizando um trabalho importante ao gerar um Novo Marco Regulatório que busca a desregulamentação e a flexibilização das normas para que o setor possa evoluir. “O arcabouço legal, até então existente, é muito travado. Nós entendemos que na dinâmica atual do mundo moderno os processos são muito mais rápidos e precisam de flexibilidade. E as empresas necessitam criar seus produtos nas condições que contratantes e contratados desejam estabelecer e que órgão regulador deve sim supervisionar”, enfatizou a Superintendente da Susep.

Solange ressaltou que a Susep pretende ter novas escolas trabalhando com seguro e formando profissionais que tenham uma visão moderna, pois com a mudança tecnológica e regulatória é importante que ocorra a qualificação das pessoas. “É fundamental que o Judiciário entenda esse processo e participe conosco das mudanças e permita que nosso ramo tenha o desenvolvimento que o potencial brasileiro oferece. Com o marco regulatório de saneamento e as demandas de infra-estrutura que deveremos ter após a pandemia, é fundamental que a gente se desenvolva”, observou a executiva.

Solange disse que o Novo Marco Regulatório almeja o crescimento do setor de seguros com qualidade, estabilidade e segurança. E para isso a executiva apresentou o seguinte conjunto de ações: inovação, maior liberdade contratual, concorrência, produtos flexíveis, mais transparência, aumento de cobertura, menor custo de capital, e redução de preço.

Por fim, a Superintendente da Susep falou sobre os desafios relativos a entidade e o segmento de seguros: “precisamos desenvolve e capacitar pessoas. Necessitamos ter produtos customizados e flexíveis, além de qualidade do serviço e sinergia com a sociedade, automação, governança, informação e inteligência artificial”.

Saiba mais sobre o evento

Além de Solange Vieira, os diretores técnicos da Susep, Igor Lins da Rocha Lourenço e Rafael Scherre, também participaram do evento virtual no painel Regulação e Inovação do Mercado de Seguros. O webinar ainda contou com a participação do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal; do ministro do STJ e professor da FGV, Marco Aurélio Bellizze; do ministro do STJ e coordenador acadêmico da FGV, Antonio Saldanha Palheiro; do diretor da Central de Qualidade para Pesquisa Aplicada da FGV, Ricardo Simonsen; e da coordenadora executiva da FGV Conhecimento, Maria Alicia Lima Peralta.

Você pode conferir o programa na íntegra clicando aqui.

Notícias Relacionadas