>

TV CQCS realiza edição histórica e de celebração com Maria Carmen Iglesias Teixeira

07.10.2020 - Fonte: Seguro Gaúcho

TV CQCS realiza edição histórica e de celebração com Maria Carmen Iglesias Teixeira

O protagonismo feminino no mercado de seguros e a possibilidade de trazer para tela o dia a dia de trabalho das mulheres neste segmento, onde hoje já são maioria, pautam a nova programação da TV CQCS, no Youtube.

Maria Carmen Iglesias Teixeira, sócia gerente da Alfa Corretora de Seguros, foi a convidada especial da primeira edição do CQCS Mulher, transmitida ao vivo pelo YouTube na tarde da terça-feira (06), com a apresentação de Gustavo Doria Filho, que definiu o início desta série de entrevistas como um momento “histórico e de celebração”.

O programa que a partir de agora irá ao ar todos os meses no canal da emissora é, de acordo com o fundador do Centro de Qualificação do Corretor de Seguros, uma oportunidade de fazer valer a leitura de 34 anos de mercado e de mostrar ao público a trajetória de mulheres como Carmen, a qual se referiu como “grande dama dos seguros e uma pessoa que premia as que estão ao seu redor com sua inspiração”.

O início de uma trajetória desafiadora

“Nunca havia trabalhado fora. Minha rotina era igual de uma mãe e esposa de antigamente”, conta a empresária que ao ficar viúva com 38 anos de idade e 2 filhos pequenos, resolveu assumir, com zero experiência, o negócio comandado até então, exclusivamente pelo marido, tendo como única formação profissional o curso de Magistério.

A sócia gerente da Alfa relembra que não conhecia nada deste universo, nem mesmo adentrava a garagem de onde ficava a empresa por considerar o local “cheio de fumaça”. Até que tudo mudou e aquele espaço passou a ser parte do seu ambiente de trabalho. “Lá conheci José, o garagista que tanto me ajudou e pensei: Meu Deus! Eu não sabia que existia tanta gente boa e prestativa no mundo. Era só enfrentar um pouco de fumaça de carro para conhecer”.

E, assim, Carmen, que foi aprendendo a rotina de trabalho com os colaboradores, iniciando uma nova história na sua vida, num tempo em que a presença de mulheres no ramo de seguros, ainda era algo muito raro. “No primeiro congresso que participei, havia só eu e outra mulher em num auditório cheio, mas não desistimos e sim nos unimos e enfrentamos. Hoje a platéia destes eventos é meio a meio e me alegra muito ver o quão longe chegamos”.

No dia a dia, à frente dos negócios da família, a empresária conta que sofria discriminação até de secretarias, que olhavam para ela com estranheza e hesitavam para anunciar sua presença em reuniões com homens que exerciam cargos mais elevados.

A viúva que questionava até mesmo sobre processos técnicos em instituições bancárias sabia que precisa entender da área onde estava para ser respeitada. “Em uma mesa de negócios, fui sabatinada por 9 homens, durante 1h30min, pelo simples fato de ser a única presença feminina ali. Então era mais que necessário ter argumentos para justificar minhas falas”.

O grande desafio encontrado pela mulher nesta jornada, segundo Doria, é exatamente “a necessidade de provar que é tão boa quanto o homem. Embora o seguro seja ligado a proteção e esta característica seja algo feminino, existiu muita resistência”.

Espírito de família

O filho Ricardo, hoje CEO da Centauro-ON, que acompanhou a mãe desde o início desta nova trajetória, trabalhando até como office boy na empresa da família, e a filha Ilena, atual CEO da Extramed, que se juntou aos dois durante a crise causada pelo Plano Collor no início dos anos 90, tornaram-se braços direitos da matriarca na condução dos negócios. “Até meu neto formado em Engenharia Civil, afirma que quer continuar no ramo de seguros”, se orgulha a avó.

“Cada preocupação que tive ou tenho até hoje, resolvo fazendo um seguro. Quando a gente descobre o seguro, descobre a tranquilidade e é isto que busco compartilhar com meus colabores. O corretor de seguros não vende apenas proteção financeira, mas sim tranquilidade, para que desta forma os segurados possam se focar no que é realmente importante”, destaca Carmen.

Entregas e oportunidades

Outro sábio conselho da empresária está ligado à entrega de apólices. Segundo ela, esta etapa deve ser realizada por meio de um café com o cliente, nunca por e-mail ou através dos Correios. “Indo até ele, o corretor poderá falar sobre os demais produtos, conhecer outras preocupações que o novo segurado tem, e num momento de relax de 10/15 minutos, oferecer soluções que podem resolver a vida do seu interlocutor”.

O executivo, segundo a empresária, que acaba não tendo tempo de falar sobre suas preocupações habitualmente encontra neste curto espaço de tempo a oportunidade de expor seus anseios e esta mais receptivo em conhecer e contratar novos benefícios.

Conselho para mulheres

Com base em suas próprias experiências, Carmen aconselha mulheres a trabalharem bastante, porém sem nunca abrir mão do convívio com a família. “Cultivar a amizade e o laço entre todos é o que realmente importa”!

A próxima edição do CQCS Mulher acontece em novembro e contará com a presença de mais uma exemplo do protagonismo feminino do mercado de seguros, que será convidada e entrevistada pela sócia gerente da Alfa Corretora de Seguros, atendendo a proposta do novo programa.

 

Notícias Relacionadas